sábado, 25 de janeiro de 2014

Até 4 de fevereiro servidores federais podem aderir a plano sem carência, subsidiado pela União

Por: Renivaldo Costa

Encerra no dia 4 de fevereiro o prazo para os servidores públicos da administração federal direta, autarquias e fundações aderirem ao plano de saúde, sem carência, possibilitado através do decreto presidencial assinado no ano passado, a partir de um convênio entre a União e a Geap Augestão em Saúde.

O processo de adesão continua após esta data mas os servidores que fizerem a inscrição após o dia 4 terão que cumprir carência, que varia de acordo com o plano e o procedimento médico solicitado.

O plano era uma antiga reivindicação dos servidores federais do Ex-Território. Em novembro, a presidente Dilma Rousseff assinou um decreto atende a uma pauta da bancada federal no Ministério do Planejamento quanto à assistência à saúde dos servidores públicos por meio de convênio com a Geap.

No início de agosto de 2013, a deputada Dalva Figueiredo esteve em reunião na Secretaria de Gestão Pública acompanhada de sindicalistas do Amapá. Uma das reivindicações para os servidores e policiais militares foi o plano de saúde. Na ocasião, a Secretaria Ana Lucia Amorim informou que o Governo Federal tinha o propósito de patrocinar o atendimento a saúde do servidor com a operadora Geap, porque tem um custo mais acessível.

A publicação do Decreto estabelece um convênio da Geap com a União, para atender a todo o serviço público e o Governo vai patrocinar a assistência a saúde por meio de repasses mensais e mais a participação do servidor.

A Geap, em parceria com a Samf, tem promovido reuniões com todos os servidores, a partir de cada sindicato.

Os mais de 39.440 servidores da União e os 11 mil do ex-território Federal do Amapá terão uma parte do custeio do benefício pago pelo Governo Federal. A mensalidade será dividida entre o governo e o servidor.

Nenhum comentário: