sábado, 23 de novembro de 2013

Secult garante dez novos cursos do Pronatec Cultura para 2014

Mais dez novos cursos vão capacitar a comunidade que atua na área cultural do Amapá. A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) garantiu para meados do ano que vem os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal.
Os cursos serão de Aderecista, Assistente de Camarim, Agente Cultural, Assistente de Produção Cultural, Alfaiate, Auxiliar de Cenotecnia, Contra Regra, Iluminador Cênico, Locutor Apresentador/Animador, Cerimonialista/ Mestre de Cerimônia.
As capacitações devem ocorrer no Sambódromo, com acompanhamento da Escola de Artes R. Peixe, e vai contar com a supervisão do secretário Luiz Pingarilho, além da coordenação dos técnicos da Secult, Raimundo Borges e Clotilde Nazaré Nazáriot.
Segundo Raimundo Borges, coordenador do PronatecCultura no Amapá, as inscrições para os novos cursos vão iniciar após o encerramento dos que já estão em andamento, Recepcionista e Organizador de Eventos,. Os dolis cursos estão acontecendo no Museu Joaquim Caetano, na sala do Museu da Imagem e do Som (MIS), e na Escola Barão do Rio Branco.
Os cursos são profissionalizantes, destinados a toda comunidade, mas, principalmente, àqueles que desejam se profissionalizar na área da cultura. De acordo com o coordenador, o mais importante é que, pela primeira vez no Amapá, os profissionais da cultura terão oportunidade de se capacitarem, por meio de um programa federal, com o apoio do governo do Estado.
"O Pronatec Cultura faz parte de um programa maior que é oferecido a todos os estados e que o governo de cada unidade federativa adere ao programa. Os cursos são totalmente gratuitos", afirmo, Borges.
O técnico informou, ainda, que os participantes recebem o material gratuito e uma ajuda de custo em forma de bolsa auxílio para custeio com transporte e lanche. "A finalidade é evitar o abandono do curso", observou..
Em 2014 o Pronatec Cultura chegará a todos os municípios do Estado que aderirem ao programa, proporcionando assim maior acesso à população.
Durante a realização da Conferência Nacional de Cultura, que acontece de 27 deste mês a 1º de dezembro, em Brasília, o secretário Luiz Pingarilho e o coordenador Borges serão recebidos pela ministra da Cultura Marta Suplici, para os últimos ajustes do funcionamento dos 10 cursos previstos para 2014.

Ascom/Secult

Nenhum comentário: