sábado, 23 de novembro de 2013

Conheça as personalidades homenageadas com a Estatueta Tucuju de Ouro em 2013

Além das 50 empresas, personalidades e programas de rádio e televisão que serão escolhidos pelos internautas até 29 de novembro, o Prêmio Amapá em Destaque deste ano homenageia personalidades que se destacaram em seus segmentos de atuação.

Tratam-se das homenagens “hours concours”, aquelas notadamente reconhecidas e que não vão para votação popular. Os premiados, neste caso, são escolhidos por uma comissão formada por organizadores do evento e membros de empresas de comunicação, jornalistas e publicitários.

Os homenageados deste ano são:

Alessandro Brito – Alessandro de Jesus Uchôa de Brito é reconhecido como um dos mais competentes advogados do Amapá e tem a mais requisitada banca de advogados do Estado. É de uma família tradicional no direito amapaense e tem o mérito de ter trazido para o Amapá em 2010, junto com o saudoso advogado Guaracy Freitas, o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), instituição quase bicentenária que representa o órgão máximo do conhecimento jurídico na prática advocatícia no Brasil e que foi a responsável pela criação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Através do IAB, Alessandro Brito pretende homenagear todos os anos os operadores do Direito seja no judiciário, no Ministério Público ou na prática advocatícia, com a medalha “Guaracy Freitas”. Pela sua trajetória incontestável de sucesso, recebe o prêmio como Maior Destaque no Direito Amapaense em 2013.
Phelippe Daou Jr. - Desde muito cedo, ele acompanhou o crescimento daquele que se tornaria o maior grupo de comunicação da Região Norte do País: a Rede Amazônica. Phelippe Daou Junior herdou do pai não apenas o nome, mas a sede de empreendedorismo. Atualmente, ele é diretor-presidente do canal de TV Amazon Sat e afirma que a o exemplo da TV Amazonas é inspirador. Apreciador da inovação, o diretor-presidente do Amazon Sat avalia que a integração da Amazônia depende da aquisição de tecnologias. De acordo com o empresário, o investimento em recursos humanos também é um dos pilares para manter a excelência do grupo de comunicação.  Ele destaca a atuação da Fundação Rede Amazônica dentro do grupo. Há 25 anos, a instituição capacita com cursos técnicos em áreas como comunicação e informática. Seguindo o exemplo da TV Amazonas, o empresário aposta em grandes projetos. Aos que querem empreender, Phelippe Daou Junior aponta os passos: “Primeiro sonhe grande. Depois, comece pequeno e atue com rapidez. Quando você abre um negócio, você não está simplesmente empreendendo na sua região, você está empreendendo no mundo”, concluiu. Ele recebe o prêmio como Maior Destaque na Televisão da Amazônia.
Zaide Soledade - Ela nasceu em Óbidos - PA e chegou ao Amapá com 16 anos. Trabalhou inicialmente na Casa Leão do Norte, dos irmãos Zagury, o maior estabelecimento comercial da época na cidade. Em 1958 ingressou na área da educação e cultura do Governo do Território e nunca mais parou. Foi Diretora da Escola de Arte Cândido Portinari, diretora do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Macapá, Ex-coralista do Coral Oscar Santos, conselheira do Conselho Municipal de Educação de Macapá, diretora do Teatro das Bacabeiras, conselheira do Conselho Estadual de Cultura por duas vezes e membro da diretoria da Confraria Tucuju. Recebe o prêmio como Destaque na Educação do Amapá em 2013.

Confraria Tucuju - A Confraria Tucuju foi criada em 08/06/1996 para valorizar o povo amapaense, a sua cultura, história e tradições. A sede da Confraria Tucuju, já de algum tempo, funciona no Largo dos Inocentes, em instalações pertencentes à Diocese de Macapá. A decisão de um procurador da República mandando silenciar as caixas de marabaixo do mestre Pavão foi importante no sentido de precipitar a criação da Confraria Tucuju, que valorizou as comemorações alusivas ao aniversário da cidade (4/02) que praticamente não existiam. Recebe o prêmio como Maior Destaque na Difusão Cultural em 2013.

Oton Miranda de Alencar – É bioquímico, professor, advogado, jornalista e pastor evangélico. Aos 70 anos é presidente da Assembleia de Deus A Pioneira, a maior igreja evangélica do Estado do Amapá. Foi professor no Instituto de Educação do Território do Amapá e considerado a mais influente liderança religiosa pentecostal do Estado. Recebe o prêmio como Maior Destaque na Expansão Religiosa em 2013.

Vereador Venicio Santos - Venício Santos da Real Catálogo é um vencedor. Desde muito cedo, aos 8 anos de idade, Venício começou a trabalhar com a venda de salgados, doces e chopp (sacolé) nas ruas da cidade de Santana. Depois, trabalhou como agricultor, açougueiro e mecânico.  Até que surgiu a oportunidade de revender os produtos dos catálogos Hermes, foi o início da realização de um sonho que era abrir a sua própria empresa. Venício Santos tem uma história de sucesso e superação. Foi através dele que a Agência de Fomento (AFAP) foi implantada no SuperFácil Santana, o que já possibilitou o financiamento para centenas de empreendedores continuarem os seus negócios ou iniciarem o próprio empreendimento. Recentemente enviou para a Prefeitura de Santana requerimento solicitando a criação no município do Banco do Povo para incentivar o desenvolvimento econômico através de geração de emprego e renda. Recebe o prêmio como Maior Destaque no Parlamento Empreendedor.

Os Cabuçus - A dupla regional Lurdico e Vardico tem 21 anos de estrada. Nilson Borges e Antônio de Pádua conquistaram o público amapaense com a irreverência de seus personagens, dois caboclos ribeirinhos da Região Norte, Os Cabuçus. O sucesso se deve à simplicidade de suas imagens caricatas, seja no jeito de vestir ou de falar. Usam um linguajar próprio, cheio de erros, que os especialistas da língua portuguesa abominariam, mas que o público aplaude, em meio às gargalhadas. Os rapazes já estão na praça há bastante tempo, e gravaram três discos, que, de acordo com eles, não 'prestam' pois só tocam de um lado, e ainda são furados no meio. Têm ainda um programa de rádio, com grande audiência, na 102 FM. Mas não para por aí: produzem também uma revista em quadrinhos que faz muito sucesso, especialmente entre o público infantil. Por tudo isso, são os garotos-propaganda mais requisitados para os comerciais de televisão. Lurdico e Vardico foram convidados pelo diretor Disney Silva a participar do espetáculo Bar Caboclo, e agora também fazem sucesso nos palcos de teatro. Recebem o prêmio como Maior Destaque no Humor em 2013.

Programa Zona Norte em Destaque – Criado há dois anos, o programa Zona Norte em Destaque é apresentado pelo líder comunitário Cláudio Malta e pelo historiador e ex-diretor do Detran, João Gomes. O programa é hoje a principal referência do jornalismo comunitário. Mesmo sendo apresentado numa emissora de rádio que alcança quase que exclusivamente a Zona Norte de Macapá, o programa recebe toda semana senadores, deputados, vereadores e gestores públicos que são chamados pela comunidade para prestar contas de seu trabalho.  Recebe o prêmio como Maior Destaque no Radiojornalismo Comunitário em 2013.

Tarciso Franco - É amapaense, jornalista e narrador esportivo, único no estado com direito a cobertura exclusiva de uma copa do mundo de futebol, a de 2006 na Alemanha. Tem se notabilizado pelas coberturas esportivas fora do Estado e é um dos locutores e cronistas de maior credibilidade do esporte amapaense. Recebe o Prêmio como Maior Destaque na Crônica Esportiva e na Cobertura de Eventos Esportivos em 2013.

Priscila Sousa – Diretora de expansão e uma das sócias da marca Odete Lima, a primeira franquia do Amapá no segmento de alimentação. A franquia foi lançada oficialmente durante a Feira do Empreendedor deste ano. A marca conta com cinco modelos de negócios, que podem ser franqueados individualmente ou em conjunto: Léger Restaurante, Surgelle Congelados Saudáveis, Programas Reeducação Alimentar, Delivery Entrega em Domicílio e Enxoval. É uma das mais conhecidas, respeitadas e conceituadas empreendedoras do Amapá. Recebe o prêmio como Maior Destaque no Empreendedorismo em 2013.

Jornal do Dia – Fundado em 4 de fevereiro de 1988 por Júlio Maria Pinto Pereira, o Jornal do Dia é o mais antigo jornal diário em atividade. Dirigido atualmente por Haroldo Pinto Pereira, o Jornal do Dia completou “bodas de prata” em 2013, reformulando sua diretoria, seu designer e ampliando sua linha editorial para atender leitores cada vez mais exigentes. Por sua contribuição ao jornalismo amapaense, ele recebe o prêmio como Destaque no Jornalismo Impresso do Amapá.

Câmara de Vereadores de Ferreira Gomes – Município com maior potencial de crescimento econômico para os próximos anos por abrigar grandes projetos de expansão energética, Ferreira Gomes tem também outro mérito: possui a única Câmara de Vereadores de toda a Região Amazônica onde todos os parlamentares possuem nível superior. A formação dos edis, que já foi destaque em matéria de circulação nacional, eleva o nível dos debates no município e garante um parlamento culto, politicamente responsável e incentiva os novos políticos a seguirem no mesmo curso. Por este mérito, a Câmara recebe o prêmio como Destaque do Parlamento Municipal em 2013.

Nenhum comentário: