terça-feira, 15 de outubro de 2013

Naufrágio do barco 'Reis I': após encontrar último corpo desaparecido, bombeiros encerram buscas

Na manhã desta terça-feira, 15, no auditório do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBMAP), ocorreu coletiva com a imprensa para comunicar o encerramento das buscas às vítimas do barco "Reis I", que naufragou no sábado, 12.
De acordo com o comandante da corporação, coronel Miguel Rosário do Nascimento, foram resgatadas todas as 18 pessoas desaparecidas, segundo a lista fornecida pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais Civis no Estado do Amapá (Sindsep). Os dois últimos corpos (Raimunda Flora e Benedita Gomes) foram retirados do interior da embarcação por volta das 6h desta terça-feira.
"Quero agradecer o apoio de todos os que ajudaram o Corpo de Bombeiros nessa triste missão. Foram 85 soldados envolvidos no resgate, que começou no sábado e só encerrou quando o último corpo foi encontrado", comentou o coronel.
O diretor da Polícia Técnico-Científica, Odair Monteiro, falou que os médicos legistas também agiram de forma rápida para que os corpos fossem liberados o mais breve possível. "Fizemos uma força-tarefa de modo que as famílias pudessem velar seus entes o quanto antes", sublinhou.
Agora, cabe à Polícia Civil concluir o Inquérito Policial, que vai apurar as causas e responsabilidades. "Vamos ouvir as testemunhas e periciar o barco. O fato é que todas as providências serão tomadas para responsabilizar os causadores e evitar que tragédias como essas voltem a se repetir", ponderou o delegado-geral, Tito Guimarães, explicando que a Capitania dos Portos do Amapá também abriu inquérito para apurar as causas do acidente.
Com o encerramento das buscas, o Gabinete de Gestão de Crise, constituido no dia do sinistro, finaliza suas atividades e fará relatório ao Governador do Estado, com recomendações para aperfeiçoar a capacidade do governo em responder a situações críticas para a população.
O naufrágio
- O barco Reis I naufragou por volta das 10h30 quando retornava do Círio Fluvial em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, com 62 passageiros.
- Imediatamente, o Corpo de Bombeiros prestou socorro às vítimas com duas lanchas próprias que estavam acompanhando o evento e com a ajuda de outras embarcações que apoiaram o resgate.
- Na embarcação sinistrada havia dois bombeiros atendendo a solicitação do Sindsep.
- Logo após o naufrágio, a Secretaria de Estado da Saúde mobilizou todas as unidades públicas e privadas de saúde de Macapá e de Santana que ficaram de prontidão para receber as vítimas, bem como obteve o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Macapá.
- Os carros de resgate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e dos Bombeiros, além da Infraero, foram direcionados aos locais de desembarque das vítimas, na entrada do Igarapé das Pedrinhas, no Estaleiro Souzamar e na praia da Fazendinha, além do Porto de Santana.
- As equipes de emergência do Hospital de Pronto-Socorro Oswaldo Cruz foram reforçadas com três médicos do Corpo de Bombeiros e mais as equipes do Samu, e os servidores que estavam de folga foram convocados para atender a emergência.
- A busca pelas vítimas também contou com o apoio de um avião, que fez sobrevoos no Rio Amazonas, e também de um helicóptero vindo do Estado do Pará.
- No total, 18 pessoas morreram no naufrágio.
Segue abaixo a relação atualizada das vítimas já necropsiadas e identificadas pela Politec:
1. Poliana Sodré Ribeiro, 28 anos
2. Francisco da Silva Camarão, 68 anos
3. Elizabeth Mourão Moraes, 56 anos
4. Marli Lourenço dias, 67 anos
5. Maria Guiomar Silva de Albuquerque, 53 anos
6. Reginaldo Reis Nobre, 51 anos
7. Eliene Ferreira Freitas, 25 anos
8. Maria Celeste de Souza Cambraia, 77 anos
9. Vitor Gregório Passos Nunes, 8 anos
10. Letícia Pereira Correa, 31 anos
11. Marliana Ferreira Dias Benjamin, 35 anos
12. Eloane Santiago, 2 anos
13. Elizeu da Silva Santiago, 25 anos
14. Raimundo dos Santos Cardoso, 51 anos
15. Ranier Ferreira Dias Benjamim
16. Lavouzier Camilo Gantus, 65 anos
17. Benedita Odete Gomes Figueiredo, 44 anos
18. Raimunda Flora da Silva Picanço, 64 anos

Núcleo de Jornalismo/Secom

Nenhum comentário: