terça-feira, 15 de outubro de 2013

Deputada Janete receberá prêmio pela defesa dos direitos humanos



A deputada Janete Capiberibe foi indicada para ser premiada na 4ª edição da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, entregue pelo Senado Federal. A lista com os cinco contemplados deste ano foi anunciada hoje, 15, pelo Conselho da Comenda. Além da deputada Janete Capiberibe, receberão a Comenda o arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife Dom Antônio Fernando Saburrido, o mestre em educação Cláudio Luciano Duzik, o médico e ex-governador do Maranhão Jackson Lago (in memorian), o ex-presidente da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos – COBAP - Warley Martins Gonçalles e o juiz de direito Márlon Jacinto Reis, criador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral que propôs a Lei da Ficha Limpa.
Janete Capiberibe foi indicada pela sua história em defesa da democracia e dos povos tradicionais da Amazônia. É reconhecida por sua militância pela inclusão das parteiras tradicionais. Recentemente, ganhou destaque por seu trabalho para erradicar os acidentes ribeirinhos com escalpelamentos na Amazônia, que vitima, principalmente, meninas e mulheres que têm seus cabelos arrancados pelo volante ou eixo dos motores adaptados à navegação. A Lei 11.970/2009, de sua autoria, ajudou a reduzir em 75% esse tipo de acidente.
A Comenda – Instituída pela Resolução do Senado Federal nº 14, de 2010, por iniciativa do então Senador José Nery, a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara destina-se a agraciar personalidades que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos humanos no Brasil. A Comenda é conferida anualmente a cinco personalidades durante Sessão Especial do Senado Federal, a realizar-se no mês de dezembro. bispo de Olinda e Recife, Dom Hélder foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e defensor dos direitos humanos. Defendia uma Igreja próxima aos pobres. Por conta das bandeiras que defendia, foi proibido pela ditadura militar de manifestar-se publicamente.

Nenhum comentário: