domingo, 22 de setembro de 2013

Audiência pública discutiu passe-livre para estudantes de Macapá

Por: Renivaldo Costa / SETAP

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap), Décio Melo, afirmou que apoia a proposta da bancada do PSB na Câmara de Macapá que protocolou projeto de Lei que institui o Passe-Livre no âmbito da capital, mas alerta que é preciso identificar quem vai subsidiar o benefício.
 
A posição foi declarada durante audiência pública ocorrida na Câmara para debater mobilidade urbana no âmbito do transporte coletivo, a pedido do vereador Alan Ramalho, do PSB. O presidente do Setap, Décio Melo, compareceu ao evento, que também teve a presença de representantes da Prefeitura de Macapá e do movimento comunitário.
 
O presidente esclareceu que já existe desde 2004 um projeto de lei do deputado Edinho Duarte que institui o passe-livre para todos os estudantes do Estado. No entanto, apenas o município de Santana implementou até agora. “É preciso destacar de onde virá o subsídio do passe-livre, se do governo estadual ou da isenção de impostos”, destacou Décio.
 
Décio Melo também destacou durante a audiência o compromisso assumido em fevereiro com o prefeito Clécio Luis de que, em 2014, 100% da frota urbana e intermunicipal seja de veículos com acessibilidade para cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida, obesos e idosos.

A cada renovação de frota, veículos adaptados são incorporados ao sistema, democratizando o acesso das pessoas com necessidades especiais ao transporte público. Atualmente, 186 veículos compõem a frota de ônibus, sendo 147 a frota operante. Em 2008, existiam apenas dois ônibus adaptados com elevadores. Hoje são 99, o que representa 67% da frota. Há empresas, como a Amazontur, em que todos os veículos já são adaptados. A Sião Thur também chegará nesta marca em 2013.. 

Entre 2009 e 2012 foram incorporados à frota 54 ônibus novos, todos com acessibilidade, um investimento de mais de R$ 13 milhões. Hoje a vida útil dos ônibus de Macapá é de 4.3 anos, bem abaixo da média nacional.

“Aliado a compra dos veículos, o Setap fez investimentos da ordem de R$ 2 milhões para implantar um dos mais modernos sistemas de bilhetagem. Isso possibilitou que em janeiro de 2011 fosse iniciado o processo de integração das linhas urbanas. Hoje são mais de 15 linhas que podem integrar-se a outras 40”, lembrou Décio.

Recentemente o Setap também implantou uma Ouvidoria para aproximar cada vez mais a entidade do usuário de ônibus. O atendimento é feito por telefone e via Internet ou presencialmente.


Através da Ouvidoria, os usuários podem fazer reclamações, sugestões e pedidos de informações. Os registros são encaminhados e acompanhados pela Ouvidoria, que também comunica aos requerentes as resoluções tomadas.

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