terça-feira, 30 de julho de 2013

Centro de Controle Operacional monitora linhas intermunicipais de ônibus em tempo real

Por: Renivaldo Nascimento da Costa / SETAP

Duas empresas de ônibus que atuam nas linhas intermunicipais já estão em pleno funcionamento com um sistema de controle operacional através de GPS que permite monitorar os ônibus, garantindo ao usuário saber a hora exata em que os veículos chegarão a determinado destino. A experiência das empresas Siãothur e Viação Macapá, que investiram pesado na compra de equipamentos e treinamento de mão-de-obra, já é tida como extremamente satisfatória.

Em breve o monitoramento será compartilhado com a Secretaria de Transportes do Estado (Setrap), visando melhorar a operação do transporte em nível estadual. Atualmente, os ônibus já contam com GPS, em um sistema que permite saber, em tempo real, informações sobre rotas, horários, velocidade, tempo de percurso e outras informações de cada veículo. A intenção é de que, a partir do compartilhamento desses dados, essas informações também sejam repassadas, em tempo real, à população, por meio dos canais de comunicação do Estado.

As empresas implantaram o sistema em junho de 2013. O Centro de Controle Operacional (CCO) permite um controle preciso da circulação dos ônibus. O CCO possui um sistema moderno de informação que combina geoprocessamento via satélite, servidores de informática e telefonia celular. Essa tecnologia permite que a equipe de analistas de tráfego acompanhem a posição de todos os ônibus, desde o momento em que o veículo sai da garagem até o fim de sua jornada.

Com o CCO é possível reunir as principais informações da operação como: cumprimentos de horários dos coletivos, pontos de paradas, pontos de partida, intervalos de um ônibus para o outro, velocidade, congestionamento, desvios e a posição do veículo na cidade, além de identificar outros eventos no trânsito que possam interferir na rotina da linha.

De acordo com o diretor da Empresa Siãothur e presidente do Setap, Décio Santos de Melo, o Centro de Controle Operacional é uma ferramenta que permite ações preventivas em busca de maior regularidade e confiabilidade na rede de transporte.

“Em função dos imprevistos encontrados durante um dia de operação, definir estratégias e decidir rapidamente pelas medidas apropriadas, com base em critérios operacionais e nas informações fornecidas pelo software, são as principais tarefas dos analistas de tráfego. Para que a circulação dos veículos seja feita adequadamente e os clientes sejam atendidos com agilidade”, ressalta Decio.


Nenhum comentário: