sexta-feira, 21 de junho de 2013

Quadrilhas disputam a 7ª eliminatória do II Arraiá da Beira-Rio

Um público grande marcou presença no sétimo dia de eliminatória do II Arraiá da Beira-Rio, nesta quinta-feira, 20, no Anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá. Esse evento é considerado um dos maiores da quadra junina da região Norte, onde reúne mais de 15 mil jovens em um movimento da cultura que ganhou identidade no Amapá.

Com muita animação e entusiasmo, a quadrilha Guerreiro da Esperança iniciou a sétima eliminatória pele chave do 3º grupo. Com o tema "Uma Ilíada Nordestina", o grupo contagiou quem assistia.

Em seguida, foi a vez da quadrilha Minha Flor, do município de Santana, disputar o título e tentar garantir uma vaga no 2º grupo ano que vem. Eles homenagearam a única escola de samba do município, com o tema: "Império do Povo, nas Asas da Águia Imperial, Minha Flor vem quadrilhar nesse Carnaval".

Com o tema "Cosmovisão na Diáspora Africana", a quadrilha Explosão Junina, do município de Porto Grande, foi a última a se apresentar do 3º grupo.

A competição do 2º grupo iniciou com o quadrilha Estrela Vitoriense, que abordou a Literatura como tema. Logo em seguida o grupo Geração Junina defendeu a temática " Pará ritmos, dança e Fé".

1º grupo

A Cruzeiro do Sul deu início a disputa acirrada das quadrilhas estilizadas do 1º grupo, considerada a elite da quadra junina. O grupo veio com o tema "É de chitão que eu vou!!! Origem, história e evolução do tecido mais usado no São João", com muito luxo a quadrilha empolgou a plateia.

A quadrilha Explode Coração entrou na cidade junina para disputar o título com o tema "Explode Coração e Pernambuco, um Arraial de folguedos no Meio do Mundo". O grupo levou muitos adereços típicos do Nordeste, com muita cor e alegria.

E para encerrar a sétima eliminatória do 1º grupo, diretamente do município de Mazagão, a quadrilha Flor da Mocidade apresentou ao público presente o seguinte tema "Meu veneno vai conquistar seu coração nessa noite de São João".

Diferente do ano passado, essa edição do forrozão está sendo de pontos corridos. As 10 mais bem pontuadas concorrerão a final. O festival junino encerra no dia 30 junho, com a premiação das vencedoras.

Investimentos

O governador Camilo Capiberibe repassou à Liga dos Grupos e Associações Juninas do Amapá (Ligajap) o montante de R$ 1,5 milhão para a realização dos festejos juninos na capital e outros municípios. Deste montante, R$ 242 mil foram investidos na estrutura.

Adryany Magalhaes/Seed

Nenhum comentário: