segunda-feira, 1 de abril de 2013

Secult divulga os dez projetos selecionados no Edital de Criação Literária "Simãozinho Sonhador"

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) divulgou nesta segunda-feira, 1º de abril, o nome dos dez projetos selecionados no Edital de Criação Literária, denominado "Simãozinho Sonhador". O concurso selecionou e vai premiar os projetos de fomento à criação, impressão e distribuição de obra literária inédita em, pelo menos, 60% de seu conteúdo, nos gêneros lírico e narrativo.
De acordo com os critérios estabelecidos no edital, a Comissão Avaliadora e Julgadora esteve reunida na Biblioteca Pública Elcy Lacerda, no período de 21 a 26 de março, para selecionar os projetos inscritos no edital, obedecendo aos critérios de análise, entre os quais contribuição artística ao cenário cultural amapaense.
Será realizada uma segunda chamada, por ordem de classificação, a fim de totalizar o valor destinado ao edital. Do valor e das condições de remuneração, os projetos selecionados receberão recursos de até R$ 20 mil cada, totalizando um investimento de R$ 200 mil.
Esse é o primeiro edital de Literatura lançado pela Secult, que oferece oportunidade para todos os escritores concorrerem pela publicação de seus trabalhos, com apoio financeiro do Governo do Estado do Amapá (GEA), de forma democrática e igualitária.
O Edital de Literatura da Secult é uma homenagem ao escritor Simão Alves de Souza, conhecido como "Simãozinho Sonhador". São mais de oitenta anos de história para contar, cantar, compor e rimar.
Sua primeira obra publicada foi "Simãozinho Sonhador", que deu origem ao nome literário. Dos 22 livros editados, Simãozinho Sonhador alcançou a marca de vendagem com a obra "ABC da Mulher", com mais de 20 mil exemplares vendidos.
Os escritores e os projetos selecionados foram:
1. Claudia Patrícia Nunes Almeida - Remanso das Águas;
2. Herbert Emanuel Valente de Oliveira - Isto: Toda Poesia;
3. Ivan Carlo Andrade de Oliveira - Turma da Tribo;
4. Joseli Pereira Dias - Amapá Cordel;
5. Manoel Ribeiro do Vale Junior - Uns Contos por Aí;
6. Maria Ângela da Costa Nunes - De Amor e de Fé;
7. Maria Ester Pena Carvalho - As Aventuras do Professor Pierre na Terra Tucuju;
8. Samila Cavalcante Lages - Botos, Sátiros e Dragões;
9. Sérgio João de Araújo Sales - Amor, Meu Grande Amor;
10. Tiago de Oliveira Quingosta de Souza - Foz Florescente.

Andreza Sanches/Secult

Nenhum comentário: