domingo, 7 de abril de 2013

QUAIS AS VIRTUDES PARA SER UM BOM JORNALISTA?





BLOG DO ILIVALDO DUARTE

Humildade. O jornalismo pulsa nas ruas e não nos gabinetes. As melhores matérias não vêm de releases nem de revelações de autoridades.
Vem do cidadão comum, da pessoa muitas vezes que sequer foi alfabetizada, mas carrega consigo uma experiência de vida que bancos escolares jamais irão trazer.
São estes personagens do dia-a-dia os que mais ensinam e os que mais rendem. Ainda mais em televisão, são justamente os cidadãos ‘mais comuns’ aqueles que mais surpreendem, que mais encantam, que mais tem para acrescentar. O conhecimento intelectual está acessível a todos. Já este aprendizado da vida é mérito de poucos. Admiro imensamente jornalistas que sabem enxergar e captar estes ‘personagens’, bem como traduzir suas histórias.
Por outro lado, o que mais afugenta são profissionais que em troca de vantagens financeiras ou outras mais se transformam em agentes reprodutores de interesses alheios.
O jornalista segue, sim, linhas editoriais e premissas da empresa de comunicação. Mas também precisa ter como foco que ele é remunerado por sua força de trabalho, mas não vende sua mente, seu ideário, suas convicções. Sua opinião, seus valores, seus pudores hão de ser preservados. Não há dinheiro que pague a manutenção da ética, dos princípios humanos, do respeito ao próximo. Não há poder, dinheiro, bens que consigam se sobrepor a valores que a gente traz de berço e precisa cultivá-los e renová-los dia após dia.

Nenhum comentário: