sexta-feira, 19 de abril de 2013

Projeto Doar é Legal ganha a adesão de amapaenses







Por: Plácido de Assis /Assessoria de Comunicação Social

O jornalista Claudionor dos Santos é um dos usuários que diariamente acompanham as notícias do Amapá pelo site do Poder Judiciário. Ao acessar o Portal, ele disse que um dos links exibidos na página principal chamou a atenção dele. Trata-se do projeto “Doar é Legal” coordenado pelo CNJ. O jornalista decidiu aderir à campanha e tornou-se um doador voluntário de órgãos. Ao se tornar um voluntário, o jornalista recebeu um certificado de doador.
Entrevista à Assessoria de Comunicação do TJAP, ele disse que tomou a decisão de aderir à campanha para deixar os seus órgãos para aqueles que estão esperando em uma fila. São iniciativas como a de Claudionor que levam esperança àqueles que ainda esperam, às vezes, dependendo do órgão, podendo ser de 76 dias, em média, por um coração, e 837 dias por um rim. “Temos que tomar uma iniciativa, devemos ter força e coragem ter amor pela vida de outras pessoas que estão precisando”.
Conheça o Projeto “Doar é Legal”- Para se tornar um doador de órgãos é muito simples. São duas ações que devem ser tomadas: a primeira avisar a família que seu desejo é ser um doador de órgãos e a segunda é entrar no site do Tribunal de Justiça do Amapá e clicar no ícone do projeto “Doar é Legal”. Após preencher o formulário de cadastro e só imprimir o certificado.
Iniciado em maio de 2009, o projeto Doar é Legal nasceu no Rio Grande do Sul, sob a coordenação do Juiz Carlos Eduardo Richinitti. O Conselho Nacional de Justiça aderiu à campanha e recomendou aos Tribunais brasileiros que participassem do projeto. No Amapá desde 2012, o Tribunal de Justiça aderiu ao Projeto iniciando uma intensa campanha para divulgar o “Doar é Legal”. Por meio de outdoor, reportagens na TV e Rádio e publicação de artigos em Jornais, a população passou a conhecer o programa.
No Portal do Poder Judiciário Amapaense, os visitantes das redes sociais têm acesso a um Link onde tem informações e até mesmo poderão preencher o formulário para se tornar um doador de órgãos. Nesse link, o interessado poderá preencher e emitir a Certidão de Doador, um documento simbólico no qual se manifesta o desejo de ser um doador. O objetivo é deixar registrada essa vontade para conhecimento dos familiares, a quem cabe autorizar a doação.


Siga-nos no Twitter: @Tjap_oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

Nenhum comentário: