sexta-feira, 12 de abril de 2013

Projeto ALI se prepara para apresentar resultados de atendimentos empresariais no Amapá

Por: Denyse Quintas / SEBRAE


Com o objetivo de avaliação e monitoramento do Projeto ALI (Agentes Locais de Inovação), gestores do Sebrae e dirigentes do Néctar se preparam para consolidar e apresentar os resultados. O encerramento do Projeto ALI ocorre em junho de 2013.
De acordo com a gestora de projetos do Sebrae, Rejane Reis, entre os resultados que serão apresentados está a publicação de uma revista com os artigos científicos produzidos pelos Agentes de Inovação que atuam no Projeto ALI e o Estudo de Impactos do Radar – uma análise das 13 dimensões com ênfase à Gestão da Inovação que possibilitará identificar de forma segmentada, medir o grau de evolução da empresa assistida pelo Projeto ALI durante 2 nos. “Esse estudo mostrará ainda, as principais ações que impulsionaram as empresas na obtenção de melhores resultados”, disse Rejane Reis.
Segundo o superintendente do Néctar, Jordano Campos, a atuação específica da instituição no Amapá é de amparo ao Sebrae para dispor ALI devidamente treinado e com elevado nível de qualidade e capacidade técnica. Adicionalmente, o instituto Nectar prover infraestrutura física e operacional para as equipes de agentes e de gestão do projeto, que envolve escritório para reuniões internas de planejamento e com empresários, disponibilização de bolsas de pesquisa para os Agentes, realização de encontros empresariais para troca de experiências.
Jordano Campos, afirma que os resultados das diversas ações do Programa ALI junto as MPE são fundamentais para aumentar a eficiência e produtividade das empresas e para reagir à acirrada concorrência. “O que pudemos constatar é que o dinamismo e a competitividade do mercado impulsionam as empresas a investir em inovação”, declara o superintendente do Néctar, Jordano Campos, informando que as inovações bem sucedidas podem representar a sobrevivência de uma empresa ou um melhor posicionamento no mercado, em alguns casos a liderança. A busca por uma maior lucratividade e o crescente nível de exigência dos clientes, também estão entre os fatores que motivam as empresas a inovarem.
Nectar/Programa ALI
O Nectar é uma instituição que tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento sócioeconômico da região, por meio da promoção e gestão de empreendimentos inovadores em Ciência, Tecnologia e Artes. Nascido em Pernambuco em junho de 2001, o Nectar aporta no Amapá em 2010 para desenvolver em parceria com o Sebrae o Programa ALI, trazendo na ‘bagagem’ as experiências de ter desenvolvido o mesmo programa em outros três (3) estados: Pernambuco, Maranhão e Bahia.

Nenhum comentário: