terça-feira, 9 de abril de 2013

PARNA MONTANHAS DO TUMUCUMAQUE INICIA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO VALE DO JARI

Por: Alessandra Lameira / Assessora de Comunicação Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.

A equipe gestora do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT), junto com o Colegiado de Geografia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), iniciam a partir do dia 08 de abril, as atividades do Curso Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais (CPPTA), nos municípios de Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Almerim-PA.
No decorrer da semana serão realizadas reuniões visando apresentar a proposta pedagógica do curso para sensibilizar os representantes das prefeituras e secretarias de Educação e Meio Ambiente dos municípios situados no Vale do Jari, bem como os diretores das escolas estaduais e municipais. Nesta reunião serão abordados pontos específicos do curso, como o método que será utilizado, o público envolvido, o material necessário para sua realização e os objetivos.
O projeto conta com o apoio da Organização Não Governamental WWF-Brasil e o Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA).
As atividades do curso consistem na fundamentação teórica e capacitação prática de professores da rede pública de ensino, baseando-se na vivência profissional e cotidiana, valorizando o contexto regional. A equipe do curso é constituída por Analistas Ambientais Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio), docentes da Universidade Federal do Amapá e demais parceiros.
O CPPTA tem como objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento dos professores na construção de projetos interdisciplinares, além de sensibilizar para o tratamento dos problemas ambientais da comunidade, utilizando as unidades de conservação como fontes geradoras de reflexão.
O WWF-Brasil apoia a implementação do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque há vários anos e já realizou expedições científicas para esta unidade de conservação em duas ocasiões 2006 e 2011.

Nenhum comentário: