terça-feira, 2 de abril de 2013

MPF/AP instaura inquérito para apurar danos ambientais ao Rio Amazonas provocados por desmoronamento de píer

O Ministério Público Federal no Amapá (MPF/AP) instaurou Inquérito Civil Público para apurar a dimensão dos danos ambientais e as causas do sinistro no píer da empresa Anglo American, em Santana. O ICP foi instaurado nesta segunda-feira, 1º de abril.
O Rio Amazonas, atingido pelo evento, é de domínio da União, razão pela qual o MPF/AP tomou a medida. Por meio do inquérito, a instituição vai requisitar informações, possíveis imagens e documentos à empresa e aos órgãos de meio ambiente e fiscalização. A investigação, no âmbito cível, pretende buscar explicações para o ocorrido.
"O rio está sofrendo danos. Nós queremos saber a extensão desses danos e que medidas estão sendo tomadas para resolver o problema", enfatiza o procurador da República Antônio Carlos Marques Cardoso - responsável por assuntos relacionados ao meio ambiente e patrimônio cultural.
Desmoronamento - Na última quinta-feira, 28 de março, por volta da meia noite, parte do terreno onde fica o píer flutuante da empresa desmoronou. Em nota, a Anglo American informou que veículos e equipamentos em operação foram tragados pelo rio.
Seis homens desapareceram. No sábado, o Corpo de Bombeiros resgatou três corpos. As buscas pelos demais desaparecidos continua. As investigações neste sentido estão a cargo das autoridades estaduais.

Nenhum comentário: