sexta-feira, 5 de abril de 2013

Empresas de ônibus recebem vistoria da CTMac



O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) se manifestou a respeito da Operação Garagem, iniciada na madrugada de quinta-feira, 4, pela Companhia de Transito de Macapá (CTMac). A operação iniciou com a vistoria das empresas União Macapá e Capital Morena.
A operação teve o objetivo de apontar problemas nos veículos que atuam no sistema de transporte urbano de Macapá. Todos os problemas detectados já estão sendo corrigidos e se referem a pequenos reparos, como campainha de parada avariada, extintor vencido, limpador de para-brisa em tempo de troca, etc.
A própria CTMac reconheceu, em nota emitida à imprensa, que os problemas “não comprometem a prestação dos serviços”. Não houve autuação de nenhuma empresa nem apreensão de nenhum veículo, apenas notificações e advertências escritas e o prazo de 30 dias para as correções.
O Setap considera importante as vistorias pois ajudam as empresas a se adequarem à vistoria semestral prevista para ocorrer até o final deste mês. Concluída a vistoria, cada empresa estará apta a receber o Certificado de Autorização de Tráfego (CAT).
No que diz respeito aos elevadores, as empresas de ônibus já vem adotando uma nota rotina de manutenção desses equipamentos. O Setap solicitou a presença de técnicos da empresa Ortobras, para realizar um treinamento dos mecânicos que atuam na manutenção dos elevadores. Em função das péssimas condições da malha viária de Macapá, vem sendo realizada manutenção semanas dos equipamentos.
Despoluir
Outra ação inovadora das empresas de ônibus é trazer ao Amapá, em parceria com o Sest/Senat o projeto Despoluir, criado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). O Amapá era um dos poucos Estados que não tinha o projeto, que é destinado a promover o engajamento de transportadores, caminhoneiros autônomos, taxistas e sociedade em ações de conservação do meio ambiente, como forma de colaborar para a construção de um modelo sustentável de desenvolvimento.
Desde sua implantação, o Despoluir incentiva a incorporação de novas ações no setor, que passou a assumir sua parcela de responsabilidade na propagação de um mundo ambientalmente equilibrado. Além dos benefícios diretos para o meio ambiente e à qualidade de vida da população, as ações de conscientização dos agentes envolvidos têm como consequência a redução de custos, o aumento da eficiência operacional de empresas e a melhoria do relacionamento com órgãos fiscalizadores.
O Despoluir consiste em vários projetos, implementados pelo Sistema CNT e que serão executados no Amapá pelo Setap e suas empresas, além de parcerias firmadas com os setores público e privado, que fortalecem o programa. Serão chamadas também outras categorias, como taxistas e mototaxistas.

Nenhum comentário: