sábado, 6 de abril de 2013

BOPE frustra tentativa de fuga de assaltantes








Por: Denise Muniz / SEJUSP

Uma guarnição do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Estado conseguiu interceptar, na tarde desta sexta-feira, 05, uma dupla de assaltantes que tentava fugir após praticar um roubo a um posto de combustível localizado na esquina da Av. Timbiras com a Rua Hildemar Maia.
João Vitor Gonçalves dos Santos, 19 anos, e José Guaraci da Costa Junior, 29 anos, foram presos e encaminhados para o Ciosp do bairro Congós, de onde seguiram para o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).
A dupla havia roubado pouco mais de R$ 19 mil do posto de combustível e seguia em uma motocicleta pela Av. Padre Julio, quando receberam ordem policial para parar. A guarnição do Bope, comandada pelo tenente Manoel Azarias, fazia patrulhamento na área e suspeitou dos indivíduos, ordenando a parada. Os dois não obedeceram e empreenderam fuga. A viatura da polícia seguiu no encalço dos assaltantes. Na Av. Fab., em frente ao Fórum de Macapá, a dupla tombou com a moto, cuja placa original (NEN 9917) havia sido adulterada com fita adesiva (NEN 8817).
Imediatamente após a queda dos assaltantes, o motorista, José Guaraci da Costa Junior, que tem passagem pela polícia pelo crime de roubo, foi preso pelos policiais do Bope. O carona, João Vitor Gonçalves dos Santos, paraense que estava há um mês no Amapá, e responde pelos crimes de roubo e tráfico de drogas, levantou-se e fez refém um motoqueiro que seguia atrás da dupla, e brecou no momento da queda dos assaltantes.
Armado com um revólver calibre 38, João Vitor Gonçalves dos Santos apontou a arma para o motoqueiro e, deu início, então, a negociação, comandada inicialmente pelo tenente Manoel Azarias, e na sequência pelo major Marcelo Cavalcante. A negociação durou cerca de 50 minutos. João Vitor exigiu um colete a prova de balas e a presença da imprensa no local. Com os pedidos atendidos, ele se entregou, dando fim ao episódio.
Nenhum disparo de arma foi feito, e nenhuma vítima saiu ferida. O dinheiro roubado do posto de combustível foi todo recuperado.

Nenhum comentário: