sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Secult organiza aniversário de 231 anos da Fortaleza de São José de Macapá

A Fortaleza de São José de Macapá é um dos mais importantes patrimônios históricos da cultura material do Amapá. O monumento, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), completará no dia 19 de março, 231 anos. O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), já organiza uma extensa programação em homenagem à data.

Com o tema "Fortaleza de São José de Macapá: 231 anos de Preservação, Conservação e Responsabilidades Sociais", a programação de aniversário está prevista para ocorrer no período de 4 a 31 de março, nas dependências internas e externas do monumento, com diversas atividades socioeducativas artístico-culturais.

De acordo com a coordenadora de Preservação do Patrimônio Histórico da Secult, Cleide Martins, haverá exposições fotográficas, exibição de vídeos, apresentação de peças teatrais, palestras e oficinas sobre o patrimônio histórico, trânsito, saúde, meio ambiente, além de atividades esportivas e dança.

"No dia 19 de março, aniversário da Fortaleza de São José de Macapá, haverá alvorada, presença da Orquestra Quilombo do Curiaú, Rufar dos Tambores com batuque, marabaixo e capoeira no Baluarte de São José, entrega de uniformes aos ambulantes legais do entorno do monumento, o tradicional parabéns à Fortaleza e a visita monitorada", acrescentou a coordenadora.

A obra de restauração e revitalização da área interna da Fortaleza de São José de Macapá foi iniciada pelo Governo do Estado do Amapá a partir de 1997 e prossegue em alguns pontos, sob orientação de uso museológico dos espaços, com objetivo de ampliar e difundir o valor sociocultural.

A finalidade foi reforçada com a inauguração do Projeto de Urbanização e Paisagismo da Área do Entorno, o que contribuiu com que o Instituto Brasileiro de Museus reconhecesse a proposta de uso museológico experimentado na Fortaleza de São José de Macapá.

Andreza Sanches/Secult

Nenhum comentário: