sábado, 15 de dezembro de 2012

Rede de distribuição de energia no Amapá recebe investimento

A Ferreira Gomes Energia é a empresa responsável pela construção da futura Usina Hidrelétrica (UHE) Ferreira Gomes. Desde 2011 a fonte de geração de energia no canteiro de obras era exclusivamente termelétrica, realizada por um conjunto de grupos geradores com motores movidos a diesel, desde o mês de julho deste ano houve a interligação do canteiro ao sistema da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). A expansão da rede já está em andamento e deve ser concluída no início de 2013.
Só a primeira etapa do investimento custou mais de R$ 1 milhão, que deve chegar a um investimento total de cerca de R$5 milhões no final da obra. ?Esta sendo construindo 18 KM de uma rede de distribuição de energia em substituição a uma rede existente da CEA. Hoje 90% do projeto já foi executado?, disse o engenheiro eletricista da FGE, Otávio Fonseca. A interligação será feita com a subestação existente da CEA, que também será reformada. Além disso, o transformador de 7,5 MVA da subestação da Eletronorte será substituído por um de 20MVA.
ETAPAS DA OBRA:
1 - Construção da rede de distribuição de 18KM
2 - Reforma subestação CEA
3 - Reforma subestação Eletronorte
Fonseca explica que a rede existente é antiga, construída dentro da mata e os cabos estão cheios de fadiga mecânica, com dimensionamento incompatível com a demanda atual. ?A nova rede foi dimensionada dentro do mais moderno conceito de engenharia para redes de distribuição: cruzetas de concreto, isoladores tipo pilar, cabo de alumínio CA 4/0 AWG que garante uma melhor qualidade e confiabilidade na distribuição de energia?, explicou o engenheiro.
A nova linha não trará benefícios apenas para a empresa, mas o Governo do Estado e CEA terão um aumento na arrecadação de ICMS e no faturamento de energia, além da expansão viabilizar a demanda reprimida da região e o Programa Luz para Todos, do Governo Federal. Já o município de Ferreira Gomes poderá contar com energia de melhor qualidade e confiabilidade.

Nenhum comentário: