sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Produção Integrada de Citros no Brasil é apresentada no Amazontech 2012

Por: Lilian Monteiro/Seicom/GEA/Amapá


O pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária da Bahia (Embrapa/BA), José Eduardo Borges de Carvalho, palestrou nesta quarta-feira, 14, na Escola Sambódromo de Artes Populares R. Peixe. Com o tema "Produção Integrada de Citros no Brasil", o palestrante apresentou o sistema de Produção Integrada de Frutas (PIF), que é formado por um conjunto de práticas agronômicas selecionadas a partir daquelas disponíveis com comprovação de benefícios para aquisição de produtos de melhor qualidade.
Segundo o pesquisador, a PIF é um sistema que gera alimentos seguros, principalmente para o consumo. "A Produção Integrada de Frutas adota métodos de monitoramento em todas as etapas do processo produtivo, como análise de resíduos de agrotóxico, além de mecanismos e tecnologias apropriadas, isso otimiza a produção", enfatizou.
A produção integrada tem como objetivo capacitar produtores e técnicos, e transferir tecnologia. As novas tecnologias são incorporadas ao sistema produtivo, onde também tem que seguir as normas técnicas para garantir a certificação do produto. Além disso, a PIF garante a fruta de melhor qualidade, em um modo de produção sustentável, se destacando também pela ótima aparência, preservando o meio ambiente e melhorando a condição socioeconômica do produtor.
Para o estudante de Engenharia de Produção da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), João Ferreira Moraes, a palestra é bem didática, explicando ponto a ponto da produção integrada.

Nenhum comentário: