terça-feira, 13 de novembro de 2012

PALESTRA EMBRAPA NA AMAZONTECH

14 de novembro (quarta-feira)

A Embrapa preparou uma programação com quase 40 palestras para o público do Amazontech 2012, realizadas por especialistas em vários espaços do Sambódromo, no horário das 9h às 18h.

Programação para esta quarta-feira:

11h30 às 12h30, na sala Musa Bronze. Boas práticas para produção de maracujá, com o esquisador Gustavo Azevedo Campos, da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas, Tocantins). Ele vai falar sobre o manejo de pragas e doenças, manejo das plantas daninhas e conservação do solo e água. Gustavo Campos ressalta que, para o sucesso do cultivo comercial do maracujá, é preciso também um bom gerenciamento e infraestrutura da propriedade e a logística de escoamento do produto.

14h30 às 15h30, no auditório Açaí. Manejo de Açaizais Nativos para Produção de Frutos, com o pesquisador da Embrapa Amapá, Silas Mochiutti. Ele vai falar sobre as vantagens da tecnologia de manejo de açaizais para aumento da produção de frutos. O açaizal manejado produz mais frutos e de melhor qualidade. Mas, para conservá-lo produtivo é preciso fazer a manutenção a cada dois anos, através de roçagem e retirada das palmeiras finas e altas, com mais de 12 metros. Esta tecnologia é resultado de práticas dos ribeirinhos extrativistas do açaí e estudos técnicos.

17h às 18h, na Sala Musa Bronze. Monitoramento e controle de moscas-das-frutas, com o pesquisador da Embrapa Amapá, Ricardo Adaime da Silva. Ele vai falar sobre as principais moscas que ameaçam a fruticultura mundial, causando danos diretos e indiretos à economia. O monitoramento desta praga é feito através de amostragem de frutos e coletas com armadilhas. É o monitoramento que fornece informações sólidas para medidas de controle das moscas-das-frutas. O pesquisador vai falar também sobre as formas de controle destas pragas.

SERVIÇO - O acesso às palestras é gratuito, mas é preciso doar 1kg de alimento não perecível. Não haverá inscrição antecipada. Informações detalhadas das palestras no link http://www.amazontech2012.com.br/programacao.

Nenhum comentário: