quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Obras da futura UHE Ferreira Gomes avançam e inicia nova fase do projeto

As obras de construção da futura Usina Hidrelétrica (UHE) Ferreira Gomes seguem em ritmo acelerado e entram em uma importante fase. Durante 60 dias, a partir do dia 22 novembro serão realizadas detonações controladas na área do empreendimento. Alguns procedimentos foram planejados e serão implantados para que tudo ocorra com segurança e sem risco de danos à estrutura da ponte Tancredo Neves, que cruza o rio Araguari, e às construções próximas à obra e à cidade.
As detonações são importantes para o andamento da obra, e para a regularização do canal de fuga, ou seja, o local por onde saíra a água. ?Todo o procedimento será realizado seguindo rigorosos padrões técnicos e de segurança e para avaliar a intensidade das explosões, serão instalados quatro sismógrafos, sendo que dois ficarão no canteiro de obras e outros dois na cidade?, explicou o diretor de implantação da UHE, Carlos Graça.
Dentre as medidas de segurança, haverá a interrupção do trânsito na BR-156, principalmente na área da ponte e o monitoramento do Rio Araguari para evitar a navegação de barcos durante o procedimento. O raio de evacuação será de cerca de 500 metros do eixo a ser detonado. Somente profissionais autorizados pelo Exército Brasileiro e pela empresa Ferreira Gomes Energia têm acesso ao local.
Órgãos como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Prefeituras de Ferreira Gomes, de Porto Grande e de Cutias do Araguari, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Promotoria de Justiça de Ferreira Gomes, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ? Ibama, Secretaria de Estado do Meio Ambiente ? Sema, Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Estado do Amapá ? Imap e Polícia Rodoviária Federal, foram informados das detonações controladas.
As detonações acontecerão de segunda-feira a sábado, em dois horários, de 12h às 13h e das 17h às 18h exceto em domingos e feriados. Fique atendo e evite a região da ponte nesses horários.

Nenhum comentário: