quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Bancada pede providências do Governo Federal para manter empregos no Vale do Jari




Brasília, 21/11/2012 – A Bancada Federal do Amapá protocolou, nesta quarta, 21, ofícios aos ministros Brizola Neto, do Trabalho, Gleisy Hoffmann, da Casa Civil, e Guido Mantega, da Fazenda, cobrando medidas do Governo Federal para manter os empregos na Jari Celulose, no Vale do Jari, (Sul do Amapá e Norte do Pará). A ação foi decidida ontem, 20, em reunião com o ministro do Trabalho.
Os deputados reivindicam que os trabalhadores de toda a cadeia produtiva da Jari Celulose sejam incluídos em programas de proteção ao emprego e renda; que o Ministério do Trabalho seja mediador das negociações coletivas para garantir os acordos já firmados com os trabalhadores; que sejam auditados os recursos públicos tomados do Banco do Brasil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES – que deveriam ter sido usados na modernização da planta industrial; e aporte de recursos novos para fortalecer e viabilizar economicamente a empresa. Com base nas informações da Bancada Federal, o Ministro Brizola chamará o grupo controlador da Jari Celulose para uma reunião com o objetivo de tomar medidas para manter as vagas de emprego e a remuneração dos empregados.
“Os recursos públicos do BNDES devem modernizar as indústrias, promover o desenvolvimento e gerar empregos e renda, não o contrário”, afirma a deputada Janete Capiberibe.
Segundo o Sintracel (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel, Celulose, Pasta de Madeira para Papel, Papelão e Cortiça dos Estados do Pará e Amapá), são 1 mil 537 empregos do Grupo Orsa na indústria de celulose e atividades conexas e mais 6 mil indiretos, na cadeia produtiva. Pelo menos 100 mil pessoas são beneficiárias da renda recebida pelos trabalhadores. As vagas de emprego na produção de celulose respondem por aproximadamente 70% da população ocupada nos municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, no Amapá, e Almeirim, no Pará, e a atuação da empresa na região impactaria em 50% do PIB nos mesmos municípios.
Audiências – A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional realizará audiência pública conjunta com a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, na Câmara dos Deputados, terça, 27, às 14h30min, para debater a manutenção dos empregos na Jari Celulose S/A, do Grupo Orsa, e de toda a cadeia produtiva da celulose. A audiência pública foi pedida pela deputada Janete Capiberibe, deputado Bala Rocha e deputada Dalva Figueiredo.
Outra reunião acontecerá dia 7 de dezembro, às 19 horas, no Ginásio da Praça de Laranjal do Jari, com a mesma temática, reunindo trabalhadores, lideranças políticas e sindicais e empreendedores locais.

Nenhum comentário: