sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Amazontech 2012: agrônomo Cristóvão Lins lança livro no espaço Café Literário

Enviada pela: Rita Torrinha/Secult/GEA/Amapá

O engenheiro agrônomo Cristóvão Lins lançou nesta quarta-feira, 14, no espaço Café Literário, no Amazontech, o livro de sua autoria "Amazônia: As raízes do atraso", uma pesquisa investigatória das causas do retardamento do desenvolvimento da Amazônia, buscando na história de seus colonizadores ibéricos, portugueses e espanhóis possíveis indícios para esses retardamentos.
Durante a apresentação da obra, Cristóvão agradeceu ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e ao Governo do Estado do Amapá (GEA) pela oportunidade. "Tenho que agradecer a essas instituições por essa oportunidade, sou um apaixonado pela Amazônia e pesquiso muito sobre essa região que tanto precisa de planejamento para seu desenvolvimento sustentável, tema que envolve o Amazontech", disse.
A gerente de Literatura e Leitura da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e coordenadora do estande Café Literário no Amazontech, Ângela Nunes, falou da importância de se fomentar a leitura. "Este ano, o governo do Estado tomou a iniciativa de colocar as políticas públicas para a leitura, literatura e o livro como prioridade para o fortalecimento e formação de um povo. Então, leituras como essa, histórica, técnica, é de muita relevância ao Estado, um material rico para pesquisas", ponderou.
Representando a diretoria do Sebrae, Isana Figueiredo, coordenadora-geral do Amazontech 2012, prestigiou o lançamento. "O Sebrae tem como foco encontrar estratégias e dar apoio aos pequenos negócios, de forma sustentável, e este livro vem referendar as primícias da sustentabilidade, além de ser um elemento de produção de conhecimento. Muito nos orgulha de apoiar essas iniciativas".
O estande Café Literário é um espaço de exposições de livros de autores amapaenses, lançamentos e sessões de autógrafos, exposições de arte.

Sobre a obra
O autor busca as respostas para essas questões em um voo retrospectivo na história, desde a emancipação da península ibérica do Império Romano a formação de Portugal como país independente a partir do desmembramento da Espanha, a luta contra a ocupação moura, o incrível arrojo das grandes navegações, as colônias orientais e o descobrimento do Brasil.
O autor narra grandes acontecimentos históricos da Amazônia, como por exemplo, a cabanagem, o ciclo da borracha, os grandes cientistas que visitaram a Amazônia, as célebres expedições de Pedro Teixeira e Mendonça Furtado, a administração portuguesa com a relação de todos os nomes dos capitães generais desde o ano de 1916 até o período final da colonização portuguesa.

Nenhum comentário: