quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Alunos do Igarapé da Fortaleza transformam resíduos sólidos em artesanato

Por: Franck Figueira/Setec/GEA



Criatividade será uma das principais características encontradas nos trabalhos que serão apresentados na I Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação (Fecte), a ser realizada no período de 13 a 17 de novembro, durante o Amazontech 2012, que ocorrerá pela primeira vez no Amapá, no Complexo Meio do Mundo, em Macapá.
Várias instituições da rede de ensino estadual e particular estarão concorrendo ao Prêmio Jovem Sustentável Inovador, que é coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec). Alunos do Instituto Federal do Amapá (Ifap) também participarão da Fecte.
Astronomia, física, responsabilidade ambiental e social, reciclagem de materiais plásticos e eletrônicos, tecnologia, ornamentação, arte e geometria, são alguns dos assuntos inseridos nos 32 trabalhos selecionados que estarão expostos no espaço da feira.
Os alunos da Escola Estadual Igarapé da Fortaleza estão confiantes do que irão levar para a Fecte 2012. Sob a coordenação da professora de arte Doraci Moreira de Souza Figueiredo, Charly Ribeiro Sanches, Elivana Gonçalves dos Santos, Roberta dos Reis Penafort e Syntia Frazão Coelho, os estudantes vão apresentar o trabalho Artesanato de Pesquisa, criativo e inovador a partir do reaproveitamento e a reutilização de garrafas pet.
O foco do trabalho é a produção de artesanato de pesquisa de forma sustentável, criativa e inovadora com possibilidades de emprego e renda. O processo de pesquisa se resumiu na oficina de reaproveitamento e reutilização das garrafas na confecção de artesanato, desenvolvida no Projeto Ponte para o Futuro, da Escola Estadual Igarapé da Fortaleza.
De acordo com informações, a escolha do tema surgiu pelo fato do projeto desenvolver práticas sustentáveis desde 2008 na localidade, como a reutilização e o reaproveitamento de diversos resíduos sólidos (papel, sementes regionais, resíduos da semente de açaí e garrafas pet).
Vários objetos foram criados, entre eles pufes, móbiles, cortinas, arranjos florais, vasos, jardineiras e bijuterias. A finalidade é sensibilizar a sociedade quanto a usabilidade e durabilidade dos produtos, usando a criatividade, fortalecendo a redução de resíduos sólidos do meio ambiente de forma consciente.
O carro-chefe da oficina com pet são os pufes, com destaque para o processo de criação das capas, sendo que, uma das propostas é reaproveitar sobras de tecidos recolhidos com as costureiras da comunidade do bairro Igarapé.



Nenhum comentário: