terça-feira, 23 de outubro de 2012

Nota de esclarecimento sobre exames de preventivo

Com relação as informações que estão sendo divulgadas a respeito dos exames de preventivo do Colo do Útero (PCCU), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) esclarece que as 24 Unidades de Saúde realizam a coleta do material diariamente de segunda a sexta-feira. Ficando o Laboratório de Patologia do Estado responsável em diagnosticar e passar ao município o resultado dos exames coletados na rede de saúde de Macapá, como preconiza o Ministério da Saúde.
Desde janeiro de 2012 a Semsa coletou aproximadamente sete mil exames e só obteve 1.781 resultados. Durante este período a coordenadora de doenças crônico degenerativas, Enfermeira Eline Sousa, encaminhou dois ofícios solicitando informação sobre a falha na entrega e não obteve resposta até o momento.
“Estamos muito apreensivos quanto a estes resultados, já que o prazo máximo de entrega é de um mês e o exame tem como objetivo a prevenção do câncer no colo do útero. Através do diagnóstico é que podemos dar segmento ao tratamento para mulheres que apresentam lesão no colo do útero. Muitas”, informouEline Sousa.
Segundo a coordenadora Eline esta falta diminui a adesão e a credibilidade das mulheres que realizam o exame nas unidades de saúde, comprometendo o trabalho desenvolvido pela coordenação que é de prevenção a este tipo de câncer. Esta semana a Semsa estará encaminhando mais um oficio a secretaria de saúde do Amapá, com cópia para o Conselho Municipal de Saúde, Ministério Público Estadual e Federal.
Novidade
Com base na problemática enfrentada com a falta dos resultados nos exames de PCCU, a Semsa, está em processo de implantação de um laboratório de citologia que vai inovar na execução e entrega de exame preventivo. Além da eficiência, o método vai dar maior agilidade ao processo de diagnóstico. A implantação deste sistema é um marco para descentralização dos laudos, ficando o município responsável pela coleta e diagnóstico. O novo método, denominado BD SurePathTM, executará o exame em Meio Líquido. O material coletado será transferido para um frasco contendo uma solução conservante, o que resulta numa melhor absorção garantindo sensibilidade ao teste e proporcionando aumento de produtividade. Segundo a coordenara Eline o tempo máximo de entrega o resultado com este novo sistema será de 15 dias.

Nenhum comentário: