sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Amapá inicia comemoração ao Dia Mundial do Pão, na próxima terça (9)

Por: Denyse Quintas

Comemorado no dia 16 de outubro, o Dia do Pão ganha programação extensa na realização da 4ª edição no Amapá, incentivando a solidariedade, usando a doação do pão (símbolo cristão de compartilhamento), como instrumento. A data coincide com o Dia Mundial da Alimentação e com a mobilização da indústria da panificação. No Brasil, a campanha é organizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Panificação (ABIP) e no Amapá pelo Sebrae, Associação de Panificadores de Macapá e Santana (Aspams), parceiros e empresários do setor. A data foi instituída pela Union internationale de la Boulangerie (UIB).
Em 2012, mantendo a comemoração da data no Amapá e repetindo o mesmo resultado positivo, das edições anteriores, a campanha começou a ser discutida e planejada pelo Sebrae, em agosto, com a participação de parceiros do Projeto Panificação, Associação de Panificadores de Macapá e Santana (Aspams), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Casa do Sorveteiro, Real Food Service, Projeto Consumo Consciente do Sebrae e empresários, elaborando uma proposta consistente, diferenciada e inovadora, com atividades que serão realizadas no período de 09 a 28 de outubro, que refletissem a importância do pão como alimento essencial à sociedade e a sua correlação com o tema da campanha deste ano “PÃO: alimento de união e partilha”.
Segundo a gestora do Projeto Panificação Empreendedora, Nelma Pires, em 2009 a ação em comemoração ao Dia Mundial do Pão, realizada pela primeira vez no Amapá, repercutiu positivamente em todo o território nacional. “Nossa campanha em 2009, foi considerada, pela entidade maior da panificação brasileira, a ABIP, a melhor campanha daquele ano, um sucesso repetido e reconhecido respectivamente, nos anos seguintes”, disse a gestora de projetos do Sebrae, Nelma Pires.
Para o presidente da Aspams, Joaquim Neto, este ano a programação foi elaborada, a partir de temas relevantes para a sociedade e voltadas para as questões socioambientais e de sustentabilidade. As empresas de panificação amapaenses têm um trabalho muito forte voltado para essas áreas e que é realizado durante todo o ano, porém, ainda pouco divulgado, mas quando chega a segunda maior data representativa para o setor, o Dia Mundial do Pão, os empresários e parceiros se reúnem para celebrar a data, e há uma divulgação expressiva por meio de ações que caracterizam a simbologia do pão: solidariedade, doação e partilha. “É comum nessa época de comemoração, aumentar ainda mais o volume de vendas do produto nas panificadoras e consequentemente, o faturamento, pois a sociedade se mobiliza junto com os empresários para doarem e consumir mais pão”, finaliza o presidente da Aspams, Joaquim Neto.

Programação

Dia: 09/10/2012
Missa do Pão e Coquetel de abertura das comemorações do Dia Mundial do Pão
Local: Igreja dos Capuchinhos
Horário: 19h

Dia: 12/10/2012
Ação social e recreativa infantil: “O Pão fazendo a alegria da criançada”
Local: Bairro Cidade Nova (Ruas 6 e 7)
Horário: 17h às 21h

Período: 15 a 19/10/2012
Doação de pães às entidades beneficentes (Macapá e Santana)
Local: APAE, Igreja Mãe dos Pobres, Abrigo São José, FCRIA, Escola Maria Imaculada, Associação do Novo Buritizal, etc)
Horário: Manhã e tarde

Dia: 21/10/2012 (domingo)
Culto Evangélico do Pão
Local: Igreja Ouvir e Crer (Rua José Chaves Cohen, 59 – Jardim Equatorial)
Horário: 19h

Dia: 25/10/2012
Ação socioambiental: O Pão da sustentabilidade (doação de pães e garrafas pets)
Local: Centro de Destinação Final de Resíduos Sólidos – CEDRES/AP – Associação dos Catadores do Amapá (ex-Carapirás), Rodovia 210 – Km 14
Horário: 9h

Dia: 27/10/2012
Partilha do Baguepão (sanduiche de 40 metros)
Local: Praça Cívica de Santana (em frente da antiga sede do Independente Esporte Clube)
Horário: 17h

Dia: 28/10/2012
Ação social: Pão é partilha
Local: Comunidade Terapêutica Monte Tabor
Horário: 7h30 às 15h



Nenhum comentário: