sexta-feira, 27 de julho de 2012

Prefeitura realiza ação em salões de beleza e estúdios de tatuagem de combate as hepatites virais

Por: Janine cruz /Ascom/Semsa/PMM

No próximo dia 28 de julho o mundo inteiro se une para chamar atenção da população sobre a necessidade de reduzir a incidência para prevenir e controlar as hepatites virais. Para marcar esse dia a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria de DST/AIDS, realiza amanhã (27), a partir das 14h, uma ação nos salões de beleza e estúdios de tatuagens e piercing da cidade.
A ação tem como foco o diagnóstico e a prevenção com orientação sobre as hepatites virais. Na oportunidade, técnicos da Semsa estarão realizando o teste rápido para hepatite B, C e HIV, além de vacina contra hepatite B, para os trabalhadores e clientes dos salões e estúdios visitados.
“Essa é uma forma que encontramos de chamar atenção da população, uma vez que as hepatites também podem ser transmitidas através de materiais perfuro cortantes, como alicates de unha, além de relações sexuais sem proteção”, disse o Coordenador do DST/AIDS Ivis Laiano Cunha.
Vale ressaltar que a imunização é muito importante para os chamados grupos de risco, que englobam gestantes, profissionais do sexo, manicures, profissionais de saúde, portadores de doenças imunossupressoras, entre outros. A Semsa disponibiliza durante todo o ano a vacina contra hepatite B. “Qualquer pessoa entre zero e 29 anos deve se vacinar contra hepatite B, além é claro das pessoas que fazem parte do grupo de risco, para tanto basta procurar uma de nossas unidades de saúde”, informou a coordenadora de imunização Lilian Vergara.
As Hepatites Virais (A, B, C, D e E) são silenciosas e não apresentam sintomas, se detectadas precocemente, podem ser controladas com sucesso por meio de ações e medidas de programas de saúde publica. Dados epidemiológicos do Ministério da Saúde mostram que cerca de 33 mil novos casos de hepatites virais, são notificados por ano no Brasil.

Nenhum comentário: