quinta-feira, 14 de junho de 2012

Sábado é dia de vacinar crianças menores de cinco anos contra paralisia infantil


Por: Janine Cruz / PMM

A Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Saúde, está com tudo pronto para dar inicio a primeira etapa da Campanha Nacional de vacinação Contra a paralisia Infantil. O dia “D” de vacinação vai acontecer neste sábado (16) e a abertura oficial acontece na área externa do Mercado Central a partir das 8h.
A meta proposta pelo Ministério da Saúde (MS), para Macapá, nesta primeira etapa é vacinar 80% de um total de 44.214 menores de cinco anos. A coordenadora de imunização do município, Lilian Vergara pretende manter o sucesso dos outros anos. “Nossa estratégia se baseia na proximidade dos postos de atendimento. Estamos formamos um cinturão de cobertura, levando a vacina para mais perto da comunidade o que diminuiu o deslocamento da criança até o posto de vacinação. O resultado tem sido positivo, uma vez que diminui o alto índice de desistência vacinal”, disse a coordenadora.
Aproximadamente mil pessoas entre profissionais da saúde e voluntários estarão envolvidas na campanha. Ao todo serão 250 pontos de vacinação, sendo 210 fixos e 40 volantes, distribuídos pela cidade entre supermercados, padarias, lojas, centro comunitário, igrejas, escolas e praças, com funcionamento das 08:00 às 17:00 horas. Todas as unidades de saúde da capital serão postos de vacinação.
Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas. A aplicação da vacina só não é recomendada para quem apresentar infecções agudas, febre acima de 38º C, diarréia, vômito e hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina. Além de crianças imunologicamente deficiente ou que já apresentaram alguma reação anormal.
Segundo o secretário de saúde do município, Otacílio Barbosa, a campanha é muito importante para manter o município sem casos da doença. “Com essa proteção, garantimos a imunidade das nossas crianças contra a poliomielite. Convocamos todos os pais que levem seus filhos para tomar a primeira dose da vacina Sabin, para manter o município livre da poliomielite”.
A doença
A paralisia infantil ou poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda transmitida por vírus que pode provocar seqüelas permanentes ou até mesmo levar à morte. Segundo a Organização de Saúde a poliomielite ainda é endêmica na Nigéria, Índia, Afeganistão e Paquistão. No Brasil há vinte anos a doença está erradicada. A vacinação anual nas duas etapas é muito importante para evitar o risco de introdução da doença no país. O último caso de paralisia infantil registrado no País foi em 1989. No Estado, a última notificação foi em 1987. Em 1994, o Brasil recebeu o certificado Internacional de Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovírus Selvagem.

Nenhum comentário: