quarta-feira, 27 de junho de 2012

PROCURA - SE/ ATORES E NÃO ATORES

O Ói Nóiz Akí convida "atores e não atores" para o oficinão organizado pela companhia. Estamos abrindo as postas para novos cidadãos instigados que queiram compor o nosso "bando" chamado ÓI NÓIZ AKÍ, que a 13 anos faz parte do cenário cultural amapaense. As oficinas começam no dia 02/07 às 18:00 horas no Conselho Estadual de Cultura do Amapá – CONSEC-AP, e serão ministradas por artístas e técnicos de nossa companhia totalmente gratuita ao interessados. Para participar envie para o e-mail oinoizaquitraveiz@gmail.com: Nome Completo, Idade, Endereço, Telefone pra contato e e-mail (Enviaremos a confirmação).
"QUEM SOMOS"
Somos atores, atrizes, palhaços, malabaristas, bailarinas, músicos, artistas visuais, enfim, somos artistas, cheios de sonhos, de um pouco de ideologia e muita utopia, mas que ainda acreditamos que com nossa arte podemos contribuir com a construção de um mundo melhor. Nossa formação é acadêmica e é empírica. Somos formados pelo ver, pelo fazer e também pelo estudar, pois estamos em constante processo de evolução, principalmente quando levamos nossa arte para as ruas, praças, feiras e outros espaços alternativos, onde literalmente tudo pode acontecer. Somos de diversos lugares deste Brasil, mas escolhemos esta terra para trabalhar e criar nossos filhos. Terra esta que aprendemos a amar e respeitar. As cabeças um pouco diferentes, mas a vontade de fazer arte, nem tanto. E foi justamente esta vontade que fez com que em 1999 este sonho começasse a virar realidade, quando passamos a evidenciar o trabalho de grupo. Os anos passaram – se, e hoje, com 12 (doze) anos de atividades ininterruptas, investimos em um processo de pesquisa cênica que visa investigar o universo da construção de espetáculos e de personagens fundamentados na vivência pessoal do ator – criador de forma colaborativa. Assim, o grupo tem dado longos passos rumo à profissionalização de seu fazer e a auto – sustentabilidade de suas ações.
O engajamento social destes atores – cidadãos, fez com que o grupo se consolidasse como uma das mais importantes companhias de arte deste estado, fato este que lhe rendeu prêmios importantes, dentre os quais destacamos: Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna. Hoje, o Ói Nóiz Aqui Traveiz é uma organização da sociedade civil, que visa através do fazer artístico – cultural contribuir com a redução das mazelas sociais que afligem o país. Desta forma, buscamos evidenciar direitos garantidos pela constituição, como por exemplo: o acesso à bens, produtos e serviços culturais. No entanto, nossa luta é bem maior, lutamos por um teatro que esteja intimamente ligado às causas sociais, por acreditarmos que a arte que prima apenas pela estética, renega os reais objetivos do fazer artístico, o de reconstrução do mundo.
Hoje nossos pés estão fincados no extremo norte do país, mais especificamente em Macapá, capital do Amapá, cortada pela Linha do Equador, linha imaginária que divide o mundo em dois hemisférios e banhada pelo maior rio do mundo em volume d’água, o majestoso Amazonas, encantos naturais estes que limitam o processo de circulação, tendo em vista o alto “custo amazônico” mas que inspiram nossas criações e permitem nossa mente alçar vôos cada vez mais altos, estando sempre aberta às novas tendências mundiais e construindo o conceito de “valor amazônico”.

Nenhum comentário: