sábado, 23 de junho de 2012

Prefeito visita obras do Ijoma





O prefeito Roberto Góes visitou as obras do Instituto do Câncer Joel Magalhães, presidido pelo padre Paulo Roberto. A área onde está sendo construído o Ijoma bem como parte do recurso para a obra são fruto de um convênio com a Prefeitura de Macapá.

A Prefeitura de Macapá contribuiu com R$ 150 mil para a obra. Além do convênio, o prefeito doou a área no bairro Alvorada, onde está sendo construída uma casa de apoio para auxiliar pacientes acometidos da doença, responsável por um número considerável de óbitos no Amapá.

A idéia de criar o IJOMA surgiu no ano de 2001, pelo padre Paulo, que na época já cuidava de pessoas que sofriam com o câncer, sem recursos o padre lutava para que as pessoas carentes que o procuravam em busca de ajuda tivessem atendimento e fossem encaminhadas para tratamento adequado. Foi quando conheceu o jovem Joel Magalhães de 20 anos que veio do estado do Maranhão em busca de uma vida melhor em Macapá.

De acordo com o padre Paulo, quando o jovem detectou que estava com a doença e por não ter parentes na cidade e nem recursos financeiros para fazer o tratamento buscou ajuda junto a ele. A partir de então foram quatro meses de espera pelo tratamento que seria feito no estado do Pará na capital Belém. No dia em que o rapaz conseguiu ser atendido veio a óbito. A triste história de Joel incentivou o padre fazer algo mais pelas pessoas vítimas do câncer, no dia 21 de abril de 2010 nasceu então o IJOMA.

Atualmente, o instituto IJOMA atende 170 pessoas vítimas do câncer, o padre Paulo explica que a única exigência para que o doente seja atendido é a comprovação de que ele seja de baixa renda, sem recursos para fazer o tratamento. “O instituto cuida, ampara e ajuda o doente que na maioria das vezes precisa se deslocar até Belém para continuar o tratamento. Atendemos pessoas de todas as faixas etárias que estão no início, no meio do tratamento e aqueles que estão em fase final,” explicou.

Nenhum comentário: