segunda-feira, 4 de junho de 2012

Deputada Janete recebe prêmio por militância socioambiental





A deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) recebeu, neste domingo, 03, o Prêmio Nacional de Ecologia "Verde Ambiente 2012”, entregue pela Verdi Ambiente e Società (VAS), com apoio do Ministério do Meio Ambiente, Terra e Mar da Itália, região da Campania, Província de Nápoles, Prefeitura de Nápoles, Prefeitura de Sorrento e da Green Cross Italia.Nesta segunda edição foram premiadas 17 mulheres com atuação destacada na militância socioambiental italiana e mundial e na militância pela equidade de gênero. Outra premiada é Tawakkul Karman, Prêmio Nobel pela Paz 2011.
A deputada Janete contou, por telefone, que está feliz pelo reconhecimento a sua militância em favor do desenvolvimento sustentável e da redução das desigualdades sociais e de gênero. Ao agradecer a premiação, ela relatou brevemente seu trabalho em favor da sustentabilidade baseada na Agenda 21 e pela inclusão dos segmentos da população amapaense, como as parteiras, as vítimas de acidentes ribeirinhos com escalpelamento, as populações indígenas e quilombolas. A socialista destacou a possibilidade da Cúpula dos Povos, evento paralelo à Rio+20, dar ênfase à igualdade de gênero pelo reconhecimento dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres.
Janete ressaltou o conhecimento acumulado pelas organizações italianas a respeito do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá – PDSA, implantado no Amapá entre 1995 e 2002, e da Amazônia brasileira.
A deputada amapaense é autora da Lei Estadual da Proteção e Acesso à Biodiversidade do Amapá, das Leis Federais de prevenção ao escalpelamento e da materialização do voto eletrônico, é incentivadora dos arranjos produtivos da floresta e defensora dos direitos humanos e das populações tradicionais, como quilombolas, ribeirinhos e indígenas, ações que motivaram sua indicação ao prêmio.
Cidadãs irmãs - Em reunião, sábado, 02, os parlamentares brasileiros debateram com o prefeito da cidade de Sorrento (sindaco), Itália, Giuseppe Cuomo a possibilidade de constituir uma relação colaborativa entre Sorrento e o Governo do Amapá. A deputada está otimista com a articulação. Entre os objetivos está o incentivo ao desenvolvimento econômico a partir de atividades que valorizem a floresta em pé, como é o turismo, por exemplo, e o intercâmbio nos campos das artes, da ciência e da tecnologia. Também participaram da reunião o presidente e o vice-presidente de VAS, Guido e Simona Capogna, o presidente da Comissão de Transparência da Cidade de Sorrento, Rosario Fiorentino eo presidente do Federalberghi (associação de incentivo ao turismo albergueiro) de Sorrento, Costanzo Iaccarino.
Transparência – O diretor-chefe do serviço antimáfia de Napoli Federico Cafiero de Raho, que entregou ao senador João Capiberibe a menção especial do Prêmio Nacional de Ecologia "Verde Ambiente 2012”, manifestou interesse especial pela lei complementar 131/2009, que instituiu a transparência nas contas públicas, de autoria do parlamentar brasileiro. Na Itália, a obrigatoriedade de abrir as contas públicas é determinada por leis regionais e não nacional, como foi feito no Brasil. Cafiero manifestou a vontade de conhecer de perto o sistema brasileiro para adequá-lo ao seu trabalho, na província de Napoli.
Nesta segunda, os parlamentares brasileiros reuniram-se em Roma com representantes dos partidos políticos locais. A deputada Janete e o senador Capiberibe viajam a convite do senador italiano Guido Policci, presidente da associação ambientalista italiana Verdi Ambiente e Società (VAS), responsável pelo custeio da viagem.

Nenhum comentário: