terça-feira, 22 de maio de 2012

Quadra Junina: Ligajap trabalha acelerado para a realização do Festival Oficial

Por: Rita Torrinha/Secult


Com a confirmação do investimento do governo do Estado para a Quadra Junina amapaense, de R$ 1,2 milhão, a Liga Independente dos Grupos e Associações Juninas do Amapá (Ligajap) trabalha acelerado para a realização do Festival Oficial. Até quinta-feira, 24, a programação geral do evento será divulgada, e todos os trâmites legais estão sendo cuidadosamente respeitados e cumpridos para que nada prejudique o evento, considerado o maior Festival da Região Norte.
Do montante repassado pelo governo, através da Secretaria de Estado da Cultura, R$ 600 mil são direcionados à Ligajap, que segue um cronograma de etapas com eliminatórias e finais das estilizadas e das tradicionais, e premiação das campeãs.
Para a avaliação das campeãs serão selecionados 25 jurados, sendo 20 titulares e cinco suplentes, que terão a missão de analisar 10 quesitos: entrada e saída, coreografia, indumentária, passo de quadrilha, danças, temas, miss caipira, marcador, conjunto e evolução.
Os interessados podem encaminhar seus currículos para a Comissão de Jurados, em funcionamento em uma sala no Sambódromo, até o dia 31 de maio. Após a avaliação curricular, os nomes são apresentados aos representantes dos Grupos de Aproveitamento Folclórico (GAFs), que podem deferir ou indeferir a participação do julgador.
A rejeição geralmente se dá quando um representante compreende que o candidato a julgador tem envolvimento com alguma agremiação, podendo, dessa forma, tornar sua avaliação tendenciosa.
A escolha dos jurados é criteriosa. Segundo Abimael Peres, presidente da Comissão, segue preceitos como analisar o perfil do candidato, e se ele exerce atividades compatíveis ao quesito que se propõe a avaliar. Experiências anteriores como jurado também contam.
O presidente da Ligajap, Roni Oliveira, explica que é necessário ter cautela na organização do Festival Oficial:
"Todo cuidado é pouco, por isso todos os trâmites legais estão sendo tomados. Já fizemos o pedido ao Iphan e à gerência da Fortaleza de São José de Macapá para a liberação da área onde ocorrerá o evento, e estamos dando entrada, a partir desta terça-feira, 22, na Sejusp, Polícia Militar, EMTU, Corpo de Bombeiros, Sema, Prefeitura e todas as demais instituições envolvidas direta ou indiretamente no evento. Será um grande Festival, tenho certeza".
O Festival Oficial realizado pela Ligajap envolve a participação de 110 grupos juninos da capital e do interior.
Nos próximos dias, veja como ocorrerão os festivais nos municípios de Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Serra do Navio, Tartarugalzinho e Ferreira Gomes, que também contam com o apoio do Governo do Amapá. São muitas as festas juninas em todo o Estado. Programe-se e prestigie.

Nenhum comentário: