quinta-feira, 3 de maio de 2012

Prefeitura de Macapá inicia campanha de vacinação contra Influenza neste sábado

Por: Janine Cruz / PMM

A Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza no próximo sábado (05) o dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza. A abertura está marcada para acontecer na área externa do Mercado Central a partir das 9h.
A campanha que inicia no dia 05 e vai até o dia 25 de maio, tem como meta preconizada pelo Ministério da Saúde imunizar 80% do público alvo, estimado em 45 mil pessoas na faixa etária estabelecida. Para tanto a Semsa montou um esquema envolvendo mais de mil servidores voluntários, que serão divididos entre 230 postos fixos e 20 volantes, incluindo as unidades de saúde, das 8h às 17h.
Devem se vacinar durante a campanha todas as pessoas a partir de 60 anos, gestantes em qualquer período gestacional, crianças de seis meses a menores de dois anos de idade e profissionais de saúde. A vacina, este ano, é trivalente e vai proteger contra os três principais vírus que estão em circulação no hemisfério Sul: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e vírus B.
Durante a abertura os programas de atenção básica da Semsa estarão desenvolvendo atividades relacionadas a promoção e prevenção da saúde. O objetivo é chamar a atenção da população com relação aos cuidados para uma melhor qualidade de vida.
A doença - Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. (extraída da internet)


Nenhum comentário: