segunda-feira, 28 de maio de 2012

Palestra sobre legislação do transporte franco-brasileiro acontece no Sebrae, nesta terça (29)

Por: Denyse Quintas / SEBRAE

O Sebrae no Amapá e a Câmara de Comércio e Indústria da Guiana Francesa (CCIG) realizam nesta terça-feira, 29 de maio, a Palestra ‘Setor de Transporte Francês – Logística e Legislação’. O projeto do Sebrae, intitulado, Prospecção de Fronteira do Amapá, tem o objetivo de retomar as ações do Protocolo de Entendimento entre os Sindicatos de Transporte da Guiana e do Estado do Amapá e alinhar informações referentes às legislações do setor de transporte dos países vizinhos. A palestra acontece, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Auditório de Treinamento da sede do Sebrae, em Macapá e conta a presença de uma comitiva francesa especializada no assunto.
Os palestrantes Louis José La Touche e Jacky Habert aboradam a pauta, Informar dos grandes princípios do protocolo de entendimento; Apresentação da regulamentação do transporte rodoviário (passageiros e cargas); O Setor do transporte público e transporte individual (pessoal); Acesso a profissão; Cadastro das empresas autorizadas para trabalhar como transportador; Normas do Código da Estrada (especialmente tonelagem); Grandes linhas da regulamentação / equipamentos (normas veículos, equipamento para registrar e limitar a velocidade, etc.); Principais pontos da regulamentação escolar; Obrigações dos transportadores para seguridade e perguntas diversas.
Relação Internacional
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amapá (Sebrae no Amapá) e a Câmara de Comércio e de Indústria da Guiana (CCIG), firmaram um Acordo de Cooperação Técnica a fim de promover uma melhor integração entre o Amapá e a Guiana Francesa, por meio de ações estratégicas visando o desenvolvimento das micro e pequenas empresas nas relações comerciais.
Considerando a construção da ponte binacional em 2011 e a inauguração prevista ainda em 2012, as discussões entre os governos federais da França e do Brasil para assinatura de um Acordo Internacional de Trânsito e a assinatura em 2010, do Protocolo de Entendimento entre os sindicatos de transporte da Guiana e do Estado do Amapá com apoio da CCIG.
O Sebrae no Amapá e a CCIG executarão ações para auxiliar os profissionais do setor de transporte e desenvolver uma melhor visibilidade do quadro de trabalho.
A palestra conta com a organização da colaboradora do Sebrae, Francinne Murielle, que representa o Projeto Prospecção de Fronteira do Amapá e Cécile Grenier, Conselheira em Desenvolvimento Internacional que representa a CCIG.

Nenhum comentário: