terça-feira, 8 de maio de 2012

campanha contra o des matamento percorre o litoral brasileiro




Semana passada, no dia seguinte à aprovação do polêmico texto do Novo Código Florestal pela Câmara Federal, a campanha "Desmatamento Zero" teve a sua primeira adesão política de peso.
Depois de conseguir o apoio do governo amapaense, a tripulação do Rainbow Warrior - o navio de campanhas do Greenpeace - segue navegando pelo litoral brasileiro em busca de assinaturas para emergir um projeto de lei de iniciativa popular que aborte a devastação florestal no país. Neste sábado, 5, e domingo, 6, a famosa embarcação esteve atracada em Belém (PA), onde a organização ambientalista fica até a próxima quinta-feira, 10, para tentar o mesmo feito no Amapá: amparo do Executivo estadual. Nos dois primeiros dias na capital paraense, 1330 assinaturas haviam sido computadas (são necessárias 1,4 milhão).
Semana passada, no dia seguinte à aprovação do polêmico texto do Novo Código Florestal pela Câmara Federal, a campanha "Desmatamento Zero" teve a sua primeira adesão política de peso. Após uma rodada de discussões sobre os danos da nova lei, a bordo do Rainbow Warrior, assinalaram a petição para o projeto do Greenpeace o governador do Amapá, Camilo Capiberibe, os senadores João Capiberibe e Randolfe Rodrigues e as deputadas Janete Capiberibe e Cristina Almeida (federal e estadual, respectivamente), entre outras autoridades gestoras do governo.
Durante o evento, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) divulgou dados preliminares da pesquisa que mostra os iminentes impactos do Código recém-aprovado no Congresso. Segundo o estudo, o Amapá possui apenas 1,2% de seu território desmatado. Com as brechas abertas pela nova lei, num período de apenas dois anos, esse número quadruplicaria, chegando a 5%.
"Com mais de 95% de seu território preservado, o Amapá é um grande exemplo da feliz união entre desenvolvimento econômico e conservação florestal. Estamos aqui para mostrar a Amazônia que prospera com projetos baseados na floresta. A lei do Desmatamento Zero vem como uma alternativa ao desastroso Código Florestal aprovado no Congresso, que impacta diretamente esse estado", disse o diretor de Campanhas do Greenpeace Brasil, Paulo Adário, antes das assinaturas dos políticos amapaenses.
Na ocasião do sonoro "não" ao desmatamento, o governador Camilo ressaltou que o novo Código Florestal atenta contra o Amapá porque seu texto permite que estados que possuam mais de 65% de seu território em áreas protegidas - caso das terras amapaenses, cujos 72% do território estão divididos entre Terras Indígenas e Unidades de Conservação -, possam ter suas Reservas Legais reduzidas em 50%.
"Nossa adesão a essa campanha é o recado ao Planalto de que os amapaenses não querem ouvir motosserras roncando em nossas florestas", disse o governador.
Bailique encanta ambientalistas
O Rainbow Warrior esteve em Belém, onde ficou domingo, 6, e agora segue para outras cidades litorâneas em busca de assinaturas para o projeto de lei. A próxima parada é a capital pernambucana, Recife.
Antes de chegar à capital paraense, a tripulação fez uma parada em um paraíso ecológico banhado por doces águas amapaenses: o Arquipélago do Bailique, a 160 km do litoral macapaense. Além da beleza das florestas nativas, a população e iniciativas sustentáveis bem sucedidas, como a Escola Bosque, encantaram os ambientalistas.
Entre as aplicações de sustentabilidade experimentadas nas oito ilhas e suas 32 comunidades, a que mais saltou aos olhos foi a Vila Progresso, onde seus 4 mil moradores vivem em uma economia baseada na pesca e no extrativismo, principalmente de açaí. É lá que está o maior potencial de desenvolvimento do arquipélago, a Escola Bosque. Criada em 1998, na gestão do então governador João Capiberibe, hoje senador, a proposta era proporcionar aos alunos um método de ensino socioambiental, adequado à realidade local.
Porém, no período de 2003 a 2010, o plano inicial foi abandonado e a escola seguiu os rumos do ensino tradicional. A atual administração tenta resgatá-lo.
"Os alunos de hoje não têm a mesma visão de quem começou aqui e acompanhou o início de tudo. Eu entrei em 1999 e concluí o ensino médio aqui. Sei como era. Nos últimos anos, muita coisa deixou de existir, como a feira de ciências, por exemplo. Nosso objetivo como gestores é resgatar esse modelo. Temos um projeto de horta comunitária e outras atividades ligadas à valorização da floresta, como conscientização sobre a utilização de tintas e corantes naturais, sementes, etc", explicou a diretora da Escola Bosque, Silvani Silva, aos membros do Greenpeace e equipes de jornalismo que acompanhavam a visita.
A diretora do Instituto Estadual de Florestas (IEF) do Amapá, Ana Euler, que acompanhou os visitantes, explicou que a ideia de desenvolvimento no Bailique é diferente do modelo predatório de alguns lugares na Amazônia.
"As pessoas aqui querem aumentar seus lucros, mas mantendo a floresta em pé. Elas querem o futuro com o uso da renda que vem da floresta. São mais de 50 mil hectares de floresta que proporcionam uma grande gama de recursos naturais, e eles sabem aproveitar isso".
Os ambientalistas consideraram o modelo implantado no Arquipélago do Bailique um exemplo para a Amazônia e para fora dela.
"Vendo as iniciativas da Vila Progresso, percebemos que as crianças são de fato a esperança da comunidade na manutenção de um modelo de desenvolvimento sustentável", disse Paulo Adário, do Greenpeace.
Os professores da Escola Bosque apoiaram a proposta de lei do Desmatamento Zero e assinaram a petição. Já os alunos deixaram seu recado para a presidente Dilma Rousseff – que poderá vetar ou sancionar o Código aprovado no Congresso –, e escreveram mensagens num enorme banner, que será entregue na conferência Rio +20, em junho. Um dos recados trazia a mensagem "A natureza não tem cópia, devemos preservar a original".
A beleza das reservas amapaenses
Estado com maior percentual de vegetação nativa do país, 96%, o Amapá teve sua biodiversidade registrada pelo Greenpeace através das lentes do fotógrafo Rogério Reis. As imagens mostram diversos ecossistemas da região: várzeas, mangues, lagos, florestas densas, cerrado.
A equipe do Greenpeace sobrevoou, em 11 de abril, a parte sul do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, depois a norte, e o sudeste da Reserva Biológica do Lago Piratuba e, finalmente, o Bailique. Uma galeria com essas imagens foi publicada na edição de domingo, 6, do jornal O Globo – um dos mais importantes impressos do país –, do Rio de Janeiro. As fotos podem ser vistas através do link http://oglobo.globo.com/infograficos/greenpeace_amapa/.

Nenhum comentário: