sábado, 28 de abril de 2012

Situação do Amapá

Por Aline Guedes

A informação de que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou nesta semana o afastamento, por tempo indeterminado, de cinco dos sete conselheiros que compõem o Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE) e de mais cinco funcionários, suspeitos de desviar R$ 100 milhões, não surpreendeu o senador João Capiberibe (PSB/AP). Segundo ele, o fato “só aconteceu com muito atraso”.
O esforço pelo fim da corrupção e pela instauração da ética e da transparência acompanha toda a vida pública do senador, mas, principalmente quando foi governador do Amapá, no período de janeiro de 1995 a abril de 2002.
“Infelizmente, a batalha para equilibrar as finanças estaduais e moralizar os hábitos políticos locais sempre foi ladeada pelas manobras dos demais interessados em se apossar do dinheiro público e o nosso empenho foi desperdiçado nos oito anos seguintes, pelos que se instalaram no Poder Executivo Estadual” – ressalta Capi.
O editorial "A cassação adiada", publicado pelo jornal ‘O Estado de São Paulo’, em 25 de dezembro de 2000, explica bem toda a atual situação política do Estado. Vale a pena ler novamente, para que você entenda melhor toda a triste realidade das instituições do Amapá.