quarta-feira, 18 de abril de 2012

Sábado é dia de por o cartão de vacinação em dia

Por: Janine Cruz

No próximo sábado a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza o dia “D” da Semana Mundial de Vacinação que vai até 27 de abril. A iniciativa é da Organização Mundial de Saúde (OMS) juntamente com o Ministério da Saúde (MS) e tem como objetivo principal por em dia o calendário nacional de vacinação da população.
Em Macapá todas as unidades básicas de saúde estarão com suas salas de vacina abertas das 8h às 17h. Segundo a Coordenadora de Imunização, enfermeira, Lilian Vergara a ideia é ofertar o serviço num dia em que muitos estão de folga.
“Na maioria das vezes a rotina diária das pessoas faz com que acabem deixando de cuidar da saúde. No sábado, feriado, será uma ótima oportunidade para quem não tem tempo de ir se vacinar durante a semana. A OSM criou esta data como incentivo para os sem tempo”, informou Lilian Vergara.
Durante toda a semana as unidades de saúde estarão ofertando normalmente as vacinas de rotina do calendário nacional de vacinação. Todos, crianças, jovens, adultos e idosos poderão comparecer nas ubs para receberem vacinas como Hepatite B, Febre Amarela, Triplice Viral, entre outras. É importante a apresentação do cartão de vacinação para atualização, no caso de vacinas atrasadas.
Além das unidades de saúde a Divisão de Imunização, localizada na FAB, ao lado da Farmácia Popular, estará funcionando como um posto de vacina durante este sábado. Lilian Vergara disse ainda que por se tratar de uma campanha espontânea, não há uma meta preconizada pelo MS a ser alcançada. “Temos uma grande expectativa para que a população compareça em nossas unidades e busque pelo serviço que será ofertado”, disse Lilian.
A coordenadora informou também que para este semestre está previsto a Campanha Nacional da Influenza, que acontece de 05 a 25 de maio e a primeira etapa da Campanha Nacional Contra Paralisia Infantil, dia 16 de junho.

Nenhum comentário: