segunda-feira, 9 de abril de 2012

Prefeitura vai implantar programa “Melhor em Casa”

Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Saúde vai implantar o programa “Melhor em Casa” do Ministério da Saúde. A estratégia garante Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e vai beneficiar até 240 pessoas por mês no município.
Macapá foi o único município do estado a ser habilitado para implantação do “Melhor em Casa”, aqui na capital o programa se chamará “Melhor em Casa, Melhor Macapá”. Dentre os objetivos do programa se destaca a redução de filas nas emergências, já que a assistência, quando houver a indicação médica, passará a ser feita, desde que exista o consentimento da família, na própria residência do paciente.
O SAD funcionará através de três equipes formadas cada uma por Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e fisioterapeuta e Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP) com nutricionista, odontólogo e assistente social. Cada equipe poderá atender 60 pacientes simultaneamente, o que representa 240 pessoas sendo atendidas em duas residências por mês.
Segundo a Coordenadora do Saúde Bucal, Macapá é o único município brasileiro a optar por inserir um dentista na EMAP. “É fundamental que um odontólogo esteja inserido na equipe uma vez que a boca é um grande canal de entrada de infecções. Se não houver assepsia bucal o paciente poderá adquirir uma nova infecção e retornar ao hospital”, concluiu Aline Góes.
O Ministério da Saúde lançou novembro de 2011, o “Melhor em Casa”, com intuito de ampliar o atendimento domiciliar no Sistema Único de Saúde (SUS). Pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, terão assistência multiprofissional gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família através do Serviço de Atendimento Domiciliar.
“O programa é destinado a pacientes do SUS com problemas de saúde que requerem atendimento diferenciado e com alguma complexidade, mas que não precisam ficar internadas em um hospital. Com a implantação do Melhor em Casa, o paciente será cuidado em casa com afeto e apoio da família”, finalizou o Secretário de Saúde Otacílio Barbosa.

Nenhum comentário: