segunda-feira, 23 de abril de 2012

CENTRO DE EXPERIMENTAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL ENCANTOS DOS ALAGADOS




O Coletivo de Artístas, Produtores e Técnicos em Teatro do Estado do Amapá – CAPTTA, dá mais um importante passo rumo à socialização da cultura e das artes no extremo norte do Brasil. Os protagonistas deste passo, foram os guerreiros e guerreiras do Grupo Teatral Hemisfério, que resolveram abdicar de suas zonas de conforto, arregaçaram as mangas e decidiram fazer algo pelos milhares de cidadãos desprovidos de cidadania cultural. A receita é bem simples, um modesto tablado de madeira em meio a um enorme emaranhado de pontes, nos confins do Bairro do Muca, fronteira com o bairro Jardim Marco Zero, carinhosamente batizado de Centro de Experimentação Artística e Cultural Encanto dos Alagados. Espaço este, concepcionado para promover a fruição da produção artístico - cultural em uma espécie de circuito alternativo, despertando nos moradores dos bairros do Muca, Jardim Marco Zero e adjacentes o gosto e a valorização de nossa cultura, bem como a formação de platéia para outras ações desta natureza.
A inauguração do Centro de Experimentação Artística e Cultural Encanto dos Alagados se deu hoje às 18: 00 horas, e contou com a participação de outros parceiros do coletivo. Na programação, João Cheiroso e João do Céu Vendendo Cordel do Grupo Eureca, Vida de Palhaço da Trupe do Pato, Rapto do Coelhinho Encantado do Grupo Teatral Hemisfério, hip – hop e intervenções artísticas e poéticas fizeram a alegria de crianças, jovens e adultos que aglomeravam – se nas pontes e sacadas de sobrados buscando entender o que estava acontecendo. O sentimento de curiosidade misturava – se ao de encantamento, e as pontes, preconceituosamente por nós estereotipadas, agora apontam para o caminha da cidadania.
Na próxima etapa do projeto, serão realizadas oficinas livres de teatro, dança e artes visuais, ministradas voluntariamente por técnicos do CAPTTA e oferecidas gratuitamente para crianças e adolescentes com vistas a garantir um elenco fixo para dar suporte para as ações do Grupo Teatral Hemisfério. A inauguração contou com o apoio da Fundação Municipal de Cultura de Macapá, Conselho Estadual de Cultura, CAPTTA, Coletivo Palafita, Rede Brasileira de Teatro de Rua – RBTR, Rede Nacional de Teatro Infantil – RENATIN e Palco fora do Eixo – PFE.
Vida longa ao Grupo Teatral Hemisfério, Vida longa ao Centro de Experimentação Artística e Cultural Encanto dos Alagados! Que a necessidade de socializar cultura e arte entre as camadas menos favorecidas da sociedade possa nos atormentar diariamente, fazendo com que lutemos incessantemente pela emancipação cultural desta terra e de seus cidadãos!!!
O Centro de Experimentação Artística e Cultural Encanto dos Alagados, está localizado na Avenida José Mauro do Nascimento – Muca - Acesso pela Avenida Remos Amoras. Informações: Wenner George 91429045.

Nenhum comentário: