sexta-feira, 30 de março de 2012

PMM vai vacinar mais de 45 mil cães e gatos contra a raiva




A Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) deu início a campanha de vacinação anti-rábica, que pretende imunizar mais de 45 mil cães e gatos. O objetivo é controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo a raiva humana.
O Setor de Zoonose montou um cronograma que divide as ações entre zona rural e urbana. As equipes estão percorrendo diversas localidades do município utilizando como estratégia de vacinação a visita domiciliar. Neste primeiro momento os técnicos de zoonose estão realizando a vacinação nos distritos e áreas mais afastadas do município.
Os bairros selecionados para a primeira etapa foram: Boné Azul, Brasil Novo, Liberdade, Morada das Palmeiras, Residencial Amazonas, Ilha Mirim, Loteamento Parque dos Buritis, Infraero II, Loteamento Açaí, Loteamento Alencar, Sol Nascente, Conjunto Ipê, Curralinho, Loteamento Caranã, Chefe Clodoaldo, Distrito de Fazendinha, Vila do Coração, Irmãos Platon, Goiabal, Curiaú, Km 09 e Km 14. Localidades como Curiaú, Curralinho e o Loteamento Caranã e Bairro Boné Azul já estão 100% cobertos.
A outra etapa programada da vacinação anti-rábica na zona urbana de Macapá será a campanha de vacinação em massa, com 70 postos fixos de vacinação, abrangendo os demais bairros da cidade. O dia “D” está previsto para 26 de maio e os postos estarão funcionando em praças, escolas, Associações de Bairro, das 8:00h às 17:00h.
Todos os cães e gatos a partir de três meses devem ser vacinados. De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Eliton Franco, a campanha se realiza uma vez por ano e é fundamental para prevenir a raiva. “A vacina é muito importantes para contribuir com a saúde do animal e das pessoas. É muito importante que cães e gatos sejam vacinados anualmente contra raiva, pois eles fazem parte do nosso convívio. Por tanto todos os cães e gatos acima de três meses de idade devem tomar a vacina contra raiva, inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio”, finalizou o diretor.
A Doença – A raiva é uma doença contagiosa causada por um vírus que pode afetar os animais (mamíferos) e o homem. A transmissão se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordedura. É preciso compreender que nem toda mordida de cão ou gato transmite a raiva. É necessário que o animal seja portador do vírus para que haja a transmissão.

Nenhum comentário: