quinta-feira, 29 de março de 2012

Estão abertas as inscrições para o programa Parlamento Jovem Brasileiro 2012

Por: Adryany Magalhães/Seed

As inscrições para o 9º programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) já estão abertas. Os interessados em participar da seleção devem ter idade entre 16 e 22 anos e estar cursando o 2º ou o 3º ano do ensino médio em escolas públicas ou particulares. Os estudantes devem entregar suas inscrições na própria escola até o dia 15 de junho.

A nona edição do programa será realizada no período de 24 a 28 de setembro, na Câmara dos Deputados, Brasília (DF). O projeto é uma oportunidade para que estudantes possam simular, durante cinco dias, a jornada de trabalho de deputados federais.

Após as inscrições, a Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Núcleo de Ensino Médio, irá enviar as inscrições e os projetos para a sede do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), em Brasília, e o conselho, por sua vez, será responsável por encaminhar esses projetos à Câmara, onde uma comissão formada por servidores da área legislativa irá selecionar os participantes.

Como participar

O aluno deve preencher a ficha de inscrição e anexar o Projeto de Lei de sua autoria e entregar estes documentos na sua escola para que sejam encaminhados ao coordenador do programa no Estado. Este ano, o PJB não terá tema específico. Caso o aluno tenha dúvidas de como elaborar um Projeto de Lei, a página do programa oferece um tutorial.

O resultado final será divulgado no dia 10 de agosto, na página Parlamento Jovem. O programa deste ano vai reunir 78 estudantes de todos os estados do Brasil. Desde 2004, já houve a participação de 613 jovens parlamentares estudantes do ensino médio.

Mais informações acesse o site www2.camara.gov.br/responsabilidade-social/parlamentojovem.

Nenhum comentário: