sexta-feira, 9 de março de 2012

Deputados instalam, terça, 13, grupo para cobrar políticas para navegação na Amazônia

Brasília, 08/03/2012 – A Câmara dos Deputados reinstala, terça, 13, às 14h30min, no Auditório Freitas Nobre, a Frente Parlamentar Mista pelo Desenvolvimento da Navegação Fluvial na Amazônia. Seis senadores e 215 senadores integram o grupo proposto e coordenado pela deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP).
Segundo a coordenadora, o objetivo da Frente é debater e propor políticas públicas para desenvolver a navegação de cargas e passageiros na região que é 61% do território brasileiro.
“Vamos incidir sobre o poder público para levar o empenho com que os governos tratam as hidrovias e a navegação de grande escala também à navegação de cargas e de passageiros local e regional, imprescindível para o desenvolvimento econômico e o cotidiano daquelas pessoas”, afirma.
Três palestrantes vão falar sobre a erradicação do escalpelamento na Amazônia, a modernização da frota ribeirinha da população de baixa renda e a construção de barcos tradicionais.
Janete Capiberibe defende que sejam implantadas na Amazônia escolas de carpintaria naval e de navegação fluvial e criada linha de crédito com recursos do Fundo da Marinha Mercante e subsídio do Tesouro Nacional para fomentar os estaleiros locais e renovar a frota. “Até hoje, nenhum centavo do Fundo chegou aos estaleiros da Amazônia”, ressalta.

Nenhum comentário: