sábado, 4 de fevereiro de 2012

Prefeitura comemora 254 anos de Macapá, com festa para todos

Por: José Marques Jardim / Coordenadoria de Comunicação da PMM.


Macapá está em festa. A programação montada pelo município foi descentralizada para que as comemorações dos 254 anos da cidade cheguem mais perto da população. Tudo começou ontem, na Câmara de Vereadores com a entrega de medalhas a 50 personalidades e adesivagem de veículos. O slogan criado pela comissão organizadora este ano destacou a satisfação de viver em Macapá. 254 anos, FelizCidade foi estampado em outdoors pela cidade e veiculado no rádio e TV conquistando a simpatia do munícipe.
Da zona norte à zona sul, praças e locais de lazer foram transformados para receber a programação. Antes, uma salva de tiros saldou o amanhecer abrindo as comemorações no estacionamento do Mercado Central. Em seguida um culto ecumênico antecede o canto de parabéns e corte do bolo, que será distribuído aos presentes. A programação vai até o coração do centro, na Praça do Côco.
Na zona norte, os festejos acontecem no bairro Marabaixo I e entrada da Rodovia do Curiaú. Na zona sul, a rua Claudomiro de Moraes, uma das mais extensas, foi a escolhida para receber as comemorações, que se estendem até o Balneário de Fazendinha. A programação de shows inicia às 10h. Voltando ao bairro Central, um dos pontos fortes será a Praça Floriano Peixoto. Praticamente ao lado do Mercado Central, o local irá receber uma programação variada que envolve brincadeiras infantis e shows culturais até as 15h.
Lá, será a largada e chegada da corrida de atletismo, às 8h; Em seguida acontece o Torneio de Judô Infantil Cidade de Macapá, às 9h; Às 10 será a vez das brincadeiras e jogos, que envolve apresentação de palhaços, pedalinhos, brinquedos infláveis, pula-pula, distribuição de pipoca, refrigerantes e salgados.
Às 11h começa o show artístico e às 15 horas a programação será encerrada na praça, mas prossegue no centro. A expectativa da Prefeitura de Macapá é reunir um público superior ao de anos anteriores. “Este ano procuramos levar as comemorações para os bairros e não somente concentrar tudo no centro. Afinal, Macapá é a reunião de todos os bairros. Nossos munícipes merecem essa festa”, disse o Coordenador de Comunicação do Município Renivaldo Costa. Para o prefeito Roberto Góes, as novidades da festa de 254 anos de Macapá mostram uma preocupação com o munícipe de todos os pontos da capital. “Estamos levando essa festa para todos os cantos de nossa cidade e não só no centro. Muita gente que não podia vir, agora terá como comemorar perto de casa”, concluiu o prefeito.
Ele também lembrou que os distritos não ficaram de fora da programação. Bailique, Maruanum, Igarapé do Lago, Santa Luzia e Pedreira foram incluídos na festividade. Em todos haverá programação cultural iniciada a partir das 10h.
No Mercado Central, a partir das 19h acontece o show Macapá, Minha Cidade. No mesmo horário a programação gospel Macapá Abençoada começa na Praça do Côco. “Vamos comemorar todos juntos, declarando o nosso amor pela cidade de Macapá e agradecendo essa dádiva que é mais um ano de história,” finalizou o prefeito.
HISTÓRIA
Macapá é capital do estado do Amapá. Fica no sudeste do estado, às margens do Rio Amazonas, e é a única cortada pela linha do Equador. É também a 5ª cidade mais rica da Região Norte do país. Representa 2,85% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) da região e reúne em sua região metropolitana 509.883 habitantes, o que a coloca como terceira maior aglomeração urbana do Norte brasileiro. Sozinha, Macapá representa 60% da população do Estado do Amapá, ficando com 3,50% da população de toda a Região Norte.
De acordo com o IBGE, em 2011 a capital tinha uma população de 407.023. Desse total, 97,92% vivem na zona urbana e 2,08% na zona rural. O nome de origem da cidade vem do tupi, uma variação de "macapaba", que significa lugar de muitas bacabas, palmeira nativa da região, que tem o nome científico "Oenocarpus bacaba Mart". Antes de se chamar Macapá, chamou-se Adelantado de Nueva Andaluzia, em 1544, por Carlos V, de Espanha.
A história de Macapá está estreitamente ligada à defesa das fronteiras de um Brasil dominado ainda por Portugal. Em 1738 foi criado destacamento militar e depois, no dia 04 de fevereiro de 1758 foi levantado o pelourinho na presença do Capitão General do Estado do Grão Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, fundando a Vila de São José de Macapá. É dessa época a Fortaleza de São José de Macapá, a Igreja de São José e a antiga Intendência de Macapá, hoje Museu Histórico Joaquim Caetano da Silva. Antes, abrigou a Prefeitura de Macapá, na época do interventor major Magalhães Barata, e como prefeito o também major Eliezer Levy.
A Igreja de São José de Macapá é outro marco. A construção foi iniciada em 1752, seis anos antes da Vila de São José de Macapá. A inauguração aconteceu em 5 de março de 1761. O padre era Joaquim Pair, seu primeiro vigário. A imagem original do padroeiro São José, esculpida em madeira, tem 35 cm de altura, considerada uma das relíquias sacras mais importantes do Estado. A paróquia ficou sem vigário por 40 anos. E em 1904, o Padre Francisco Hiller e o Intendente Coronel Teodoro Mendes restauraram a igreja.
Macapá também tem um trapiche que também é parte da história. A estrutura homenageia o então Prefeito Eliezer Levy, que na época recebeu recursos do interventor do Pará, Magalhães Barata, para executar a obra. Na última reforma o trapiche recebeu uma estrutura de concreto, mas os barcos deixaram de atracar. As embarcações aportam no "Igarapé das Mulheres" e nas rampas em frente ao bairro Santa Inês. O Trapiche Eliezer Levy, tem 472 metros de comprimento e é uma das atrações turísticas da cidade.

Nenhum comentário: