sábado, 4 de fevereiro de 2012

Macapá soleniza seus 254 anos

Por: Mônica Costa / Núcleo de Comunicação Institucional. Faculdade FABRAN-FESAM

A Capital amapaense completa mais um ano neste sábado, 04 de fevereiro e com o tema: "Macapá 254 anos: Meu Norte, Meu Forte, Meu lar" na Confraria Tucuju, que é formada por membros da sociedade que valorizam, divulgam e ajudam a fortalecer a história e a cultura da cidade, Macapá será homenageada com uma ampla programação. Iniciando com a Missa em ação de graça que será presidida pelo Pe. Dr. Aldenor Benjamim às 8h na Igreja Matriz São José.
Após a celebração, as 9h haverá solenidade cívica com hasteamento das bandeiras Nacional, Estadual e Municipal e execução dos hinos, no pátio da Biblioteca Pública Elcy Lacerda. Em seguida, grupos de Marabaixo se apresentam com o encontro das bandeiras, em frente a antiga Catedral.
Este ano, o bolo de aniversário terá 50 metros e será dividido em pedaços decorados com desenhos dos pontos turísticos da capital, incluindo símbolo do Tribunal de Contas do Estado-TCE, Ministério Público Estadual-MPE e Governo do Estado do Amapá-GEA. Fatias do bolo serão distribuídas para comunidades da periferia.

A Feijoada Tucuju será servida as 12 horas para a população ao lado do Teatro das Bacabeiras, e no mesmo instante, no Largo dos Inocentes acontece o tradicional almoço dos pioneiros, para 500 patriarcas e matriarcas da região. Vários artistas regionais participarão com recitais de poesias, shows musicais entre outras apresentações.

Em parceria com a Confraria Tucuju, no evento haverá tendas com exposições de órgãos institucionais que também confraternizam, entre eles a SEMA/GEA, TCE, MPE e a faculdade FABRAN-FESAM. No local, a faculdade FABRAN-FESAM estará sorteando brindes e efetuando inscrições gratuitamente para o vestibular 2012.

Para a presidente da Confraria Tucuju, Telma Duarte, as parcerias é sinal que as instituições apóiam e respeitam o que há de melhor no Estado do Amapá. “Há 15 anos comemoramos tradicionalmente esta data que é de suma importância à nossa cidade, pois valorizamos a identidade cultural macapaense, resgatada pelo povo.” Finalizou a presidente.

Nenhum comentário: