sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Liga dos Blocos da Zona Sul agita o Sambódromo na pré-estreia do Carnaval Amapaense 2012

Por: Édi Prado/SECOM


Os blocos já existiam dentro dos próprios ba irros e cada um com centenas de brincantes. Alguns com milhares. Os presidentes se reuniram e decidiram vir para o Sambódromo, sem deixar de cumprir a programação nos bairros. A Liga dos Blocos de Carnaval da Zona Sul (Liblosul), que reúne os blocos da zona Sul de Macapá, foi criada em 28 de novembro de 2011.
O objetivo, além de valorizar e participar ainda mais do Carnaval amapaense, visa estimular o crescimento e a inclusão dos blocos dos bairros da zona Sul na programação oficial da quadra carnavalesca. Em parceria com o governo do Estado, a Liblosul colocou sete blocos, nesta quinta-feira, 16, para o seu primeiro desfile oficial no Sambódromo.
"Esse foi um sonho realizado no governo Camilo Capiberibe, vem sendo acalentado há algum tempo pelos brincantes de blocos em ter um espaço oficial na programação carnavalesca do Estado", parabenizou Gerson Eni, presidente do Aki Nóis Bebi, Aki Nóis Kai.

Havia chuva na avenida
O evento iniciou às 22h, com entrada franca. Contudo, a chuva fina, sem trégua, abalou a população esperada, que viria ao Sambódromo para a pré-estreia dos grandes desfiles das escolas de samba. Neste primeiro ano de desfile, a Liblosul pretendia colocar na avenida Ivaldo Veras cerca de três mil foliões, exibindo a alegria dos sete blocos: Congosada, Blocusão, Tico Mia na Folia, Melou Banhou, Unidos da Treze, Seu Cuka é Pau e Aki Nóis Bebi, Aki Nóis kai. Mas a chuva não estava no script.

Desfile histórico
O bloco Congosada, que abriu o desfile, veio acompanhado do trio elétrico ao som da banda própria, agitando os brincantes que exibiam coreografias. O bloco Unidos da 13 trazia o Galo Carijó na Comissão de Frente, que secava a crista em graciosos gestos enquanto a torcida organizada, com pompons brancos, imitava os animadores de torcidas em campos de futebol e soltava a franga na avenida. Os demais componentes, muitos pais e filhos com penachos multicoloridos, ignoraram a insistente chuva fina que participava da folia. O Blocusão, mesmo encharcado, não perdeu o rebolado e carimbou a passagem na Ivaldo Veras.

Auto aplausos
Na medida em que os blocos passavam, os componentes vinham para a plateia aplaudir, numa festa sem concorrência, onde todos ganharam. O bloco Aki Nóis Bebi, Aki Nóis Kai, que encerrou o desfile, tem como ilustre referência o mestre Sarapó, um dos membros fundadores e um dos mais entusiastas do bloco. Este ano, comemorando cinco anos de alegria, o bloco veio para o Sambódromo com 600 brincantes e homenageia Mário Sérgio, um dos fundadores, que foi pular Carnaval em outra dimensão.
O presidente do Aki Nóis Bebi, Aki Nóis Kai, Gerson Eni, informa que este ano o bloco deve reunir mais de dois mil brincantes. A concentração será às 19h do dia 20, em frente à padaria São Pedro, na rua Leopoldo Machado, com chegada no barracão, na rua Galibis, no bairro Beirol.

A ordem de desfile
Congosada, Unidos da Treze, Blocusão, Seu Cuka é Pau, Tico Mia, Melou Banhou e Aki Nóis Bebi, Aki Nóis Kai.

Nenhum comentário: