quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Fantasias confeccionadas por detentas serão entregues nesta quinta-feira

A escola de samba Maracatu da Favela receberá nesta quinta- feira, 16, às 9h, no auditório da Penitenciária Feminina, 400 fantasias confeccionadas a partir de um convênio que o Governo do Amapá, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), assinou com três escolas de samba, sendo Piratas Estilizados, Unidos do Buritizal e Maracatu da Favela.
As fantasias foram confeccionadas por 14 internas da Penitenciária Feminina do Estado, por meio do Projeto Costurando a Liberdade, executado na casa de detenção há oito anos.
De acordo com a coordenadora da Penitenciária, Andrea Núbia Coutinho, a novidade deste ano foi a ampliação das escolas atendidas. A coordenadora destacou que o objetivo do projeto é capacitar e oportunizar as internas, por meio de novas alternativas de remição de pena e trabalho.
"Antes, nossa parceria era só com uma escola de samba. Este ano, podemos estender para mais duas escolas, o que representa mais mão de obra qualificada", declarou.
A coordenadora do projeto Costurando a Liberdade, Eliuza Soares, explicou que as internas recebem por produção. Parte do dinheiro originado do pagamento de cada fantasia é destinada para manutenção das máquinas e o funcionamento permanente do projeto.
Além disso, o Costurando a Liberdade prevê ainda a remição de pena, ou seja, a cada três dias trabalhados, um dia de pena é reduzido. "Por meio do projeto conseguimos anualmente a redução de pena de 48 internas", confirmou a coordenadora.
A solenidade de entrega contará com a presença das 14 internas envolvidas no projeto, do presidente da escola de samba Maracatu da Favela, Luiz Mota, da presidente do Conselho Penitenciário, Maria Acirene, das autoridades da segurança pública, como o secretário de Estado Marcos Roberto, o diretor do Iapen, delegado Nixon Kenedy, e da primeira-dama do Estado, Cláudia Capiberibe.

Nenhum comentário: