quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Bancada reúne-se com empresa aérea e diz que apoia política de incentivos do GEA

A Bancada Federal amapaense e a secretária Divanaide Ribeiro, da Secretária do Governo do Amapá em Brasília, reuniram-se nesta terça, 7, com os representantes da Trip Linhas Aéreas Victor Rafael Rezende Celestino e Guilherme Aberle para tratar da implantação de voos da companhia ao Amapá. A reunião dá sequência à conversa iniciada em setembro do ano passado com o Governo do Estado tendo como mediadora a deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP). Daquela reunião participaram Aberle, o Secretário de Planejamento, Orçamento e Tesouro do Estado do Amapá Juliano Del Castilo e a diretora-presidente da Agência de Desenvolvimento do Amapá – ADAP – Ivana Antunes.

Segundo Celestino, a companhia está decidida a operar voos no Amapá num prazo de 180 dias. A Guiana Francesa deve integrar a rota, até Belém, e dali para o restante do país. Ele disse que a Trip aumentará a frota de aeronaves, reservando dois aviões turbo-hélices para as rotas na foz do Amazonas. Os executivos disseram que a Trip opera com 54 aeronaves e é a 3ª maior companhia aérea do país. Por sua vez, o Governo do Estado estuda a possibilidade de conceder incentivos fiscais às companhias aéreas regionais. A companhia recebe incentivos fiscais cujos tributos estaduais efetivos ficam entre 3% e 8,5%. Outro atrativo para a companhia operar no Amapá é a Área de Livre Comércio de Macapá e Santana reduz o custo na comercialização de peças e equipamentos.

Celestino afirma que a operação dos voos pela companhia independe dos incentivos, mas que essa decisão do governo do estado, que deverá ser aprovada pela Assembleia Legislativa e tem apoio dos parlamentares federais, poderá contribuir com a sustentabilidade inicial das operações que vão ampliar o leque de opções de transporte aéreo aos amapaenses. Hoje, são oferecidos em Macapá apenas quatro voos diários de duas companhias aéreas.

A deputada Janete Capiberibe apresentou como atrativo para as operações aéreas o potencial econômico-turístico do estado do Amapá. Ela afirmou que para o Carnaval desse ano o Amapá deverá receber um grande fluxo de turistas da Guiana Francesa. Com a implantação dos voos comerciais até a Guiana, turistas franceses vindos da Europa poderão ser atraídos, já que há voos domésticos diários interligando o Departamento Ultramarino Francês e a França. A companhia se dispôs a realizar fretamentos para o carnaval do Amapá, desde que seja procurada pelas operadoras de turismo.

A Bancada deverá procurar a Secretaria de Aviação Civil para garantir que os aeroportos e aeródromos do Amapá sejam incluídos no programa de investimentos previsto para ser executado neste ano com recursos do Fundo da Aviação Civil.

Nenhum comentário: