terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Seed anuncia centrais de vagas para matrículas do ano letivo de 2012 em Macapá e Santana

As matrículas para o ano letivo de 2012 iniciam na próxima quinta-feira, 2 de fevereiro, quando a Secretaria de Estado da Educação (Seed) irá disponibilizar dez centrais de vagas em Macapá e três em Santana para auxiliar nesse processo.

A coordenadora de Educação Básica e Profissional, Eunice de Paulo, explica que este ano foram criadas 13 centrais de vagas nos dois municípios onde há maior demanda.

"Ao longo dos anos, nós percebemos que colocando apenas uma central de vagas na Secretaria de Educação não surtia efeito. Houve necessidade dessas operações serem informatizadas para que pudéssemos monitorar todas as informações de dentro da Seed", explicou a coordenadora.

Foi solicitado um programa ao Centro de Gestão de Tecnologia da Informação (Prodap) de modo que os pais fossem à escola onde funciona a central de vagas e esse sistema, por sua vez, gerasse um cadastro onde ficassem armazenados todos os dados dos alunos. Em seguida, será identificada uma escola que tenha vagas disponíveis.

"As centrais de vagas existem para garantir o acesso dos alunos à escola, mas é válido ressaltar que nem sempre a vaga será na instituição que os pais querem, mas a nossa previsão é de que em 24 horas esse aluno esteja matriculado na rede pública de ensino, ou seja, municipal ou estadual", ressaltou Eunice de Paulo.

Técnicos da Seed estão reunindos com as secretarias municipais de Educação de Macapá e Santana para prever a demanda.

"Tomamos a iniciativa de não matricular alunos do 1º ano do ensino fundamental para garantir o acesso aos estudantes de 5º ano à rede pública estadual", enfatizou.

As centrais de vagas em Macapá irão funcionar nas seguintes escolas estaduais: Maria Ivone de Menezes, Antônio Cordeiro Pontes, Lucimar Amoras Del Castillo, Maria de Nazaré Vasconcelos, Ruth Bezerra, Antônio Ferreira Lima Neto, Mário Quirino, Antônio Messias, Cecília Pinto e Alexandre Vaz Tavares. Em Santana, nas escolas estaduais Barroso Tostes, Fonte Nova e Francisco Walcy.

Os pais devem procurar as centrais mais próximas às escolas onde não encontraram vagas.

Período de matrícula para 2012

02/02 (quinta-feira)

Ensino Fundamental de 8 e 9 anos: 3ª e 4ª séries e 1º, 2 º e 3º anos

Educação de Jovens e Adultos: 1ª e 2ª etapas

06/02 (segunda-feira)

Educação Fundamental de 8 anos: 5ª a 8ª séries

Educação de Jovens e Adultos: 3ª e 4ª etapas

09/02 (quinta-feira)

Ensino Médio Regular

Ensino Médio de Jovens e Adultos (EJA)

Nenhum comentário: