quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Regatão Milagres de Nossa Senhora pronto para navegar no lago do Museu Sacaca

O barco regatão Milagres de Nossa Senhora está pronto para navegar no lago do Museu Sacaca. A embarcação, que foi colocada na água na tarde desta quarta-feira, 25, é mais uma novidade da instituição cultural e científica construída no tempo recorde de dois meses pela empresa Estaleiro Equatorial. O atual regatão substitui o antigo barco Índia do Brasil, que ficava no centro do lago e só servia para exposição.

Em uma força-tarefa realizada pelo Corpo de Bombeiros e a equipe da Estaleiro, o regatão foi colocado na água. Pesando 15 toneladas e medindo 3,5 metros de largura e 14 metros de comprimento, a nova atração irá proporcionar aos visitantes um belo passeio pelo lago, que tem cerca de 100 metros.

A diretora do Museu Sacaca, Mônica Dias, explica que o regatão é mais uma inovação e tem como objetivo proporcionar aos frequentadores a sensação de navegar. "É importante ressaltar que o barco é um dos principais meios de locomoção do povo ribeirinho. Quem nunca andou de barco poderá desfrutar do passeio com segurança", garante Mônica Dias.

A diretora lembra que o nome dado ao regatão é em homenagem a uma embarcação de propriedade do senhor Gonçalo, que morava na Vila Cubana e, na década de 60, fazia linha para determinadas localidades amapaenses como o Bailique, Sucuriju, entre outras.

O secretário de Estado da Infra-Estrutura, Joel Banha, diz que a nova construção é importante porque vai capacitar o Museu atendendo não somente o turista, como também o público estudantil. "O barco terá uma exposição permanente onde as pessoas vão poder navegar e conhecer um pouco a história do regatão Milagres de Nossa Senhora", enfatiza Joel.

O proprietário da Estaleiro, Antônio Bilario, considera que a construção foi um desafio para a empresa e explica que a nova embarcação é um modelo completo que suporta cerca de 20 pessoas, estando preparada para navegar no lago com toda segurança.

Nenhum comentário: