segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Prefeitura de Macapá realiza programação pela passagem do dia de combate a hanseníase




Para marcar o Dia Mundial de Combate a Hanseníase, que acontece no último domingo do mês de janeiro, a Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Coordenadoria estadual de Hanseníase, realiza nos dias 26, 27, 30 e 31, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento direcionadas aos internos do Complexo Penitenciário do Amapá.

Nos dois primeiros dias (26 e 27) os técnicos do Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Centro de Referência de Doenças Tropicais (CRDT) estarão realizando uma triagem junto aos a população prisional, com busca ativa e realização do teste de sensibilidade para identificação de possíveis casos.

Já nos dias (30 e 31), acontece avaliação com médico especialista, que farão o fechamento de diagnósticos e, em caso de confirmação, iniciarão a ação medicamentosa. O tratamento dura entre seis e doze meses, se realizado corretamente e o portador deixa de transmitir a doença para outras pessoas pelas vias respiratórias, logo no inicio do uso da medicação.

“Devido ao grande número de pessoas convivendo aglomeradas a transmissão da hanseníase se torna mais fácil. Neste sentido resolvemos direcionar as ações a este público para chamar a atenção com relação a este grave problema de saúde pública e iniciar o tratamento tão logo nossos profissionais detectem a doença para evitar o contágio”, disse a coordenadora municipal de hanseníase, Josirlene Sarquis.

Paralelo as ações no Complexo penitenciário a coordenadoria municipal de hanseníase estará veiculando nos ônibus vídeos de alertar a população sobre sinais, sintomas, tratamento, cura e prevenção da hanseníase.

A doença - A hanseníase é infecciosa e é transmitida pelas vias aéreas, o contágio dificilmente acontece depois de um simples encontro social. O contato deve ser íntimo e freqüente. Ela atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo e varia de dois a cinco anos. As chances de recuperação sem seqüelas são maiores, quando os sintomas são percebidos mais cedo. Ao perceber qualquer sinal como mancha de cor vermelha ou esbranquiçada na pele com diminuição de sensibilidade, que não coça e que pode aparecer em qualquer parte do corpo, é importante procurar uma das unidades de saúde o mais rápido. Outro sintoma que deve ser levado em consideração são placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações. Com o avanço da doença, a tendência das manchas já existentes é aumentar e então começam as complicações como nervos comprometidos, podendo causar deformações em regiões, como nariz e dedos, e impedir determinados movimentos, como abrir e fechar as mãos.

Cura - A hanseníase tem cura e o tratamento e a distribuição de remédios são gratuitas em qualquer Unidade de Saúde de Macapá. O diagnóstico é feito por um profissional de saúde, através de uma avaliação clínica, com testes de sensibilidade, força motora e palpação dos nervos dos braços, pernas e olhos, alguns casos é preciso exames laboratoriais, como biópsia. A pós o inicio do tratamento que leva entre seis e doze meses, se realizado corretamente o portador deixa de transmitir a doença para outras pessoas pelas vias respiratórias. Contrário do que muitos podem pensar, em decorrência do estigma que a doença tem, não há necessidade de isolar o paciente. Segundo a coordenadora Josirley, a presença de amigos e familiares é fundamental para cura. E o auxílio médico é a melhor forma de evitar a evolução da doença e a contaminação de outras pessoas.

Nenhum comentário: